Ícone do site Tribuna de Minas

Novas regras para cancelamento de planos de saúde entram em vigor em fevereiro

planos de saude medico freepik
PUBLICIDADE

Novas regras para cancelamento de planos de saúde entrarão em vigor a partir deste sábado, 1º de fevereiro. A nova regulamentação, RN 593/2023, elaborada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), busca tornar a relação entre beneficiários e operadoras mais transparente e segura.

Com a nova norma, as operadoras de planos de saúde só podem cancelar os planos, sejam individuais ou familiares, após o acúmulo de duas mensalidades atrasadas, consecutivas ou não, no período de 12 meses. Para isso, o consumidor deve ser avisado até o 50º dia de atraso, para que possa realizar os pagamentos pendentes e regularizar a situação em até 10 dias.

Também há uma nova regra para notificar o beneficiário sobre  atrasos e possíveis ações a serem tomadas, caso não haja pagamento. As operadoras podem se comunicar por meio de cartas, e-mails com certificado digital e confirmação de leitura, ligações telefônicas gravadas e mensagens de texto (SMS) com criptografia. Além disso, as mensagens devem usar linguagem clara e acessível, e o beneficiário deve confirmar o recebimento dessas comunicações para que sejam válidas. 

PUBLICIDADE

Quanto às ações que a operadora pode tomar em casos de inadimplência, a norma também esclarece os termos usados: “exclusão”, “rescisão” e “suspensão”. O primeiro corresponde ao cancelamento pontual dos serviços para um consumidor no período de atraso, enquanto a “suspensão” significa a interrupção da cobertura para um beneficiário ou mais do mesmo plano. Já a “rescisão” é referente à finalização do contrato jurídico entre contratante e contratado.

A nova regra também proíbe as operadoras de cancelar planos de beneficiários inadimplentes durante a necessidade de internação hospitalar. Somente após a alta, a empresa poderá enviar notificações de inadimplência aos consumidores.

PUBLICIDADE

Adequação

Para se adequar às novas regras, as operadoras de planos de saúde devem investir em tecnologia, capacitação de equipes e reestruturação de processos internos. Também é necessário revisar contratos antigos para que haja atualização de regras.

A partir de fevereiro, em caso de notificações por descumprimento das leis estabelecidas, as operadoras de planos de saúde poderão ser penalizadas.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile