O filme “Imaculada”, terror protagonizado pela atriz Sydney Sweeney, chega aos cinemas nesta quinta-feira (30), na data do feriado católico de Corpus Christi. O longa já foi exibido anteriormente em festivais, e desde então tem gerado uma série de polêmicas por abordar temas relacionados à igreja e questionar milagres. A trama mostra a história da personagem Cecília, uma freira que é convidada para conhecer um convento, no interior da Itália, e quando chega lá percebe um clima bastante sinistro. Logo, ela engravida de forma misteriosa e começa a suspeitar que pode não se tratar de uma benção divina.
A personagem Cecília é conduzida de maneira que, ao chegar nesse convento, pensa que irá realizar um grande sonho. A ideia era que fizesse novos votos, depois que o último convento em que estava foi fechado, e vai para lá sem saber falar italiano ou conhecer o local. A personagem carrega um trauma no passado, e quer descobrir por que Deus a salvou. No entanto, tudo muda quando ela começa a perceber coisas bastante estranhas no lugar e se questionar sobre os verdadeiros motivos daquelas pessoas precisarem ficar afastadas do resto do mundo. Por muitas vezes, as imagens de choques são introduzidas em uma alusão entre realidade e sonhos.
Além de Cecília, o filme “Imaculada” também apresenta as personagens Mary e Gwen, que também são freiras. Enquanto Mary é caracterizada como antipática, sistemática e invejosa, Gwen é simpática, amiga e rebelde, ajudando a protagonista a se adaptar ao lugar. Mas logo depois que as celebrações da cerimônia de votos à profissão de fé são feitas, Cecília acompanha uma das irmãs e começa a ver seu rosto coberto por uma máscara vermelha, e então descobre que o lugar guarda umas das relíquias da crucificação de Jesus Cristo. Ela desmaia e, a partir deste momento, todos os acontecimentos do filme vão se intensificando e se tornando mais sinistros.
‘Imaculada’ foi desenvolvido ao longo de 10 anos
O roteiro de ‘Imaculada’ foi desenvolvido por mais de 10 anos. A atriz Sydney Sweeney, inclusive, fez o teste para interpretar o papel quando ainda tinha 16 anos, e só mais tarde descobriu que o filme nunca tinha sido produzido. Foi então que, depois de ter feito várias atuações de sucesso e produzido “Todos menos você”, ela decidiu também produzir esse filme, e entrou em contato com o roteirista da obra, Andrew Lobel.
Quando o filme finalmente saiu da fase de planejamento, muitas mudanças foram feitas na história, inclusive em relação à protagonista, que passou a ser uma freira e não uma estudante do Ensino Médio. O local onde a obra se passa também sofreu alterações. Porém, com a atriz fazendo a protagonista e interpretando uma figura bastante diferente das suas personagens anteriores, o roteiro ainda mantém como base as mesmas discussões e críticas.
Críticas incorporadas
Os crentes da fé católica, no entanto, parecem não ter gostado da abordagem que o filme traz sobre a igreja e já fizeram diversas críticas ao que o filme exibe nas telas. Mas essas críticas não pareceram incomodar o estúdio, que até mesmo incorporou as polêmicas em suas ações de marketing. Nas redes sociais, foram divulgados materiais sobre o filme que reproduziam uma fala de um usuário sobre o longa ser “blasfemo, satânico, feminista, pró-aborto e anti-vida que degrada os cristãos”.
Até o momento, o filme “Imaculada” já arrecadou mais de US$ 5 milhões. O marco fez com que se estabelecesse como recorde relativo ao dia de estreia de maior bilheteria do estúdio, e as expectativas são que tenha, também, uma boa arrecadação no Brasil.