
A relação do Bar do Zezinho com o samba é antiga. Antes das já tradicionais noites de quinta-feira, que reúnem os jovens no estabelecimento que fica na Zona Sul da cidade, o ritmo já seduzia o público que passava pelo Altos dos Passos. Nesta quinta-feira (27) que precede o início oficial do carnaval, o Bloco do Zezinho ocupa a rua bem em frente ao bar, a partir das 17h.
Esta será a terceira edição do bloco. De acordo com Daniel Diogo, um dos músicos que compõem o bloco, a escolha do desse bar como casa das festividades semanais de quinta se deu pelo acolhimento de Andréia – proprietária do lugar, chamada de “tia” – ao grupo. “Mas o bloco é fruto de um movimento cultural que fazemos em torno de uma roda de samba semanal no Bar do Zezinho. Reunimos músicos profissionais e amadores em uma roda de samba aberta e formativa, que resgata a tradição dos pagodes de bar dos anos 1980, do Fundo de Quintal e do Cacique de Ramos.”
Daniel destaca ainda que o grupo atual, formado 17 músicos-organizadores, é somente parte da história que envolve o Bar do Zezinho, o samba e seus frequentadores. “Muito antes de pensarmos em aprender um instrumento, o próprio Zezinho era um entusiasta do ritmo”, explica Daniel, mesmo que ele nunca tenha conseguido aprender a tocar o banjo para “dar um aperto de saudade” no tamborim e festejar o sofrer alheio, como nas canções de Mamão e Beth de Carvalho.
Durante os meses que precedem a concentração, foram realizadas uma série de políticas de finanças para viabilizar o bloco, além de diversos ensaios para chegar ao repertório. Tudo isso com o objetivo de seguir materializando um “movimento contínuo de ativismo urbano e ocupação das ruas com a cultura do samba”, como fala Daniel. “Aquele cantinho ainda tem muita história pra contar.”
Confira outros blocos desta quinta
27 de fevereiro
13h Loucomotiva, no Circuito Parque-Estação
16h30 Recordar é Viver, no Circuito Parque-Estação
17h Bloco do Zezinho, no São Mateus (Rua Morais e Castro, 515)
18h Irmãos Metralha, no Circuito Parque-Estação
20h Pagodão dos Clubes, no Circuito Parque-Estação
A programação está sujeita a alterações.
*Estagiário sob supervisão da editora Cecília Itaborahy