Espetáculo ‘Mágicas e tonterias’ chega à Juiz de Fora junto com oficina de palhaçaria

Os eventos vão acontecer no espaço cultural Aice e no CCBM nos dias 29 e 30 de janeiro


Por Beatriz Bath*

27/01/2026 às 13h42

Idealizado por Valdir Alves, que se apresenta como palhaço Rosquinha, “Mágicas e tonterias” passará por dez municípios da Zona da Mata. Além do espetáculo, o artista também traz na programação a oficina de palhaçaria “Desperte o palhaço que há em você”. Em Juiz de Fora, as atividades começam na quinta-feira (29), das 18h30 às 21h30, no espaço cultural Aice, com a oficina. A apresentação será realizada na sexta (30), Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), às 19h.

Para participar da oficina gratuita, é preciso entrar em contato pelo instagram do palhaço Rosquinha, por meio do post sobre a oficina. A atividade é voltada para pessoas a partir dos 16 anos. Não é necessário experiência prévia para participar. Para o espetáculo, a entrada é franca e os ingressos podem ser obtidos na plataforma Sympla.

Trapalhadas e ritmo: o espetáculo do palhaço Rosquinha

espetáculo palhaço rosquinha juiz de fora
Valdir Alves interpreta o palhaço Rosquinha em espetáculo que promete divertir e impressionar (Foto: Divulgação)

Desde criança, Valdir sempre soube qual caminho queria seguir e, para isso, dedicou sua vida à arte: passou por várias escolas de teatro em Juiz de Fora, até criar a Cia os Mensageiros, em 2003 e, dois anos mais tarde, o palhaço Rosquinha. Ele conta que estar em contato com o público é um dos maiores incentivos para continuar: “Ver nos olhos destas crianças, um brilho e conseguir me conectar com elas, através da personalidade que o palhaço desperta em mim, é uma das melhores sensações”.

Criado em 2018 e contemplado no edital 10/2024 da lei Aldir Blanc do estado de Minas Gerais, o show de 50 minutos segue o palhaço Rosquinha com a missão de fazer uma faxina no teatro. Ele se perde e se atrapalha, mas sem perder o ritmo. A situação é aproveitada por ele para mostrar suas “habilidades” mágicas com números impressionantes e divertidos.

Nesta edição do espetáculo, que irá passar pelos municípios de Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santos Dumont, Barbacena, Cataguases, Pequeri, Bicas, Guarani, São João Nepomuceno e Ubá, o palhaço realizará tanto o espetáculo quanto a oficina, que possui limite de 30 inscritos por turma e concede certificado de conclusão.

Valdir explica que despertar o palhaço que há em você vai muito além dos palcos: “Os participantes serão convidados a retornarem à infância, buscando na criança, muitas vezes adormecida, a ingenuidade, que faz parte da figura do palhaço, além do foco no presente. É um processo de autoconhecimento”.

Conheça mais sobre o palhaço Rosquinha

Criado por Valdir Alves, ator, professor, mágico e artista plástico, em 2005, o palhaço já rodou o país em espetáculos e oficinas. Inicialmente, o palhaço participava de eventos infantis em geral e ações de marketing em lojas de Juiz de Fora e região, mas, com o aumento do interesse de Valdir na dramaturgia do palhaço e estudos na Escola Nacional de Circo e processos de formação com Márcio Libar – uma das maiores referências na área no Brasil -, o palhaço logo descobriu novos horizontes.

Em 2008, veio o primeiro espetáculo, “Hoje tem alegria”, apresentado em várias cidades do Brasil, com participações e premiações em festivais de teatro, ganhando destaque nacional no festival de teatro de Curitiba e apresentações em São Paulo e Belo Horizonte.

“Eu espero, fomentar e democratizar o acesso à cultura, contribuindo com a formação de público e inspirando os artistas locais a produzirem e ocuparem os espaços das cidades, com mais arte, cultura e oportunidades, despertando, tanto em quem faz arte, quanto em quem consome, o interesse em seguir construindo uma sociedade melhor”, explica Valdir.

*Estagiária sob a supervisão da editora Cecília Itaborahy 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.