Bafta 2026 anuncia indicados e inclui ‘O agente secreto’, Petra Costa e Adolpho Veloso

Bafta é visto como termômetro da temporada e pode fortalecer a campanha internacional do longa


Por Estadão Conteúdo

27/01/2026 às 12h49

O Bafta, principal prêmio do cinema britânico, anunciou nesta terça-feira (27) os indicados da edição de 2026. A lista inclui quatro indicações brasileiras e reforça a presença do país em categorias principais e técnicas, com destaque para “O agente secreto”, de Kleber Mendonça Filho.

O longa aparece duas vezes na disputa: Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Roteiro Original. Além disso, o documentário “Apocalipse nos trópicos”, de Petra Costa, concorre a Melhor Documentário. A quarta indicação brasileira é técnica: o fotógrafo Adolpho Veloso disputa Melhor Fotografia pelo trabalho em “Sonhos de trem”.

Bafta como termômetro para o Oscar

O Bafta é considerado um dos principais indicadores da temporada internacional de premiações, sobretudo para produções que buscam consolidar espaço na corrida pelo Oscar. Entre 1995 e 2025, Bafta e Academy Awards premiaram o mesmo vencedor na categoria de filme internacional em 13 ocasiões (cerca de 43%). De 2019 a 2024, houve seis vitórias consecutivas iguais entre as duas premiações.

“O agente secreto” já soma quatro indicações ao Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Escalação de Elenco. Um bom desempenho no Bafta pode ampliar a visibilidade do título e fortalecer a campanha junto aos votantes da Academia.

Como funciona a escolha dos vencedores

A seleção ocorre em três etapas: primeiro, um júri especializado define as pré-listas; depois, os membros do Bafta votam para estabelecer os indicados finais; por fim, uma nova votação aponta os vencedores. A cerimônia de entrega está marcada para 22 de fevereiro, em Londres.

Para “O agente secreto”, o anúncio dos indicados representa mais do que mais uma etapa da temporada: é um passo relevante dentro de uma campanha internacional que já projeta o filme entre os principais títulos brasileiros em circulação no circuito de prêmios.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.