Pianista e compositor neoclássico radicado em Juiz de Fora e profissional da música com mais plays no Spotify na cidade, Guilherme Veroneze prepara o lançamento de “Entremares”, álbum previsto para o fim de novembro e o primeiro de sua discografia, após alguns singles e EPs. Antecipando o projeto, ele reflete as mudanças necessárias da vida em “Same river, another river”, composição para piano e violão com o violonista João Paulo Lanini. O violonista foi destaque desta sexta-feira (25) da seção Playlist com seu EP de estreia, “Ato”.
“A inspiração para a música vem da frase do filósofo Heráclito de Éfeso: ‘Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio… Pois, na segunda vez, o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem!’ A única constância na vida é a mudança. Um rio que parece majestoso em um dia pode não ser o mesmo no dia seguinte, toda água é nova. E assim somos nós. Mesmo sendo a mesma pessoa, vivemos uma nova vida a cada novo dia que chega.’ Same river, another river’ é uma jornada para dentro de nós mesmos. A música começa e termina de uma maneira semelhante, mas com diferenças ocasionadas pelo seu desenvolvimento”, conta.
Veroneze tem sua obra influenciada por nomes como Philip Glass, Ludovico Einaudi e Yann Tiersen. Suas composições instrumentais, caracterizadas por uma sonoridade calma e contemplativa, fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo, sendo amplamente ouvidas durante atividades como estudo e trabalho. Suas músicas estão presentes em mais de trinta mil playlists em plataformas de streaming.
Com reconhecimento crescente, em 2021 seu EP “Um tempo” foi selecionado como Melhor Álbum Clássico do Ano pela plataforma SoloPiano.com. Recentemente, algumas de suas faixas chegaram a marca de mais de um milhão de reproduções e foram destaque em playlists editoriais de algumas plataformas de música. O lançamento de “Entremares” acontece em parceria com o selo canadense enjou. O artista possui parcerias também com o selo inglês Collaborative Records e com a filial brasileira da distribuidora Symphonic. No primeiro single do álbum, “Névoa”, resenhado na Playlist, ele se inspirou na cadência da bruma pelas paisagens de Minas Gerais. O disco trará inspiração da natureza e do universo.
O álbum do artista conta com o apoio institucional dado pelo Governo federal e o Governo estadual de Minas Gerais por meio da Lei Paulo Gustavo.