Ícone do site Tribuna de Minas

Alceu Valença faz show para celebrar 90 anos do Central

central pag04 capa
central pag04 01
Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença apresentam arranjos para clássicos do artista como “Tropicana” (Foto: Íris Zanetti/Divulgação)
PUBLICIDADE

As comemorações do nonagésimo aniversário do Cine-Theatro Central serão marcadas por dois eventos no próximo fim de semana. O primeiro deles será no sábado (30), quando se dá os 90 anos de sua inauguração, com a apresentação da Orquestra Ouro Preto com o cantor e compositor Alceu Valença, no espetáculo “Valencianas”. A apresentação gratuita terá ingressos sorteados entre a comunidade acadêmica da UFJF e a população em geral.

Já presente em outras oportunidades no palco do Central, em concertos como “Latinidade” e “Oito Estações: Vivaldi e Piazzolla”, a Orquestra Ouro Preto desta vez apresenta para o público o projeto idealizado em 2010 e iniciado em 2012 para comemorar os 40 anos da carreira de Alceu Valença. Era a oportunidade de unir o repertório erudito e popular, típico dos projetos da orquestra criada no ano 2000, com a modernidade pop dos músicos se encontrando com ritmos nordestinos como frevo, coco e mandacaru, além da voz de Alceu.

PUBLICIDADE

O projeto rendeu um CD de mesmo nome lançado em 2014, com o registro de uma apresentação no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, que venceu o prêmio de Melhor Álbum de MPB da edição de 2015 do Prêmio da Música Brasileira. O espetáculo tem início apenas com a Orquestra Ouro Preto no palco, executando a suíte “Valenciana”, de Mateus Freire”, com trechos da obra do artista pernambucano, que em seguida entra com seu violão para acompanhar os demais músicos. Essa parte da apresentação conta com sucessos como “Belle de Jour”, “Anunciação”, “Sino de ouro”, “Tropicana”, “Coração bobo” e “Cavalo de pau”, entre outras. Depois, Alceu volta a dar espaço apenas para a orquestra, que faz suas interpretações para diversos hits do artista, entre eles “Estação da Luz”, “Acende a luz” e “Porto da saudade”. Alceu Valença retorna então para a parte final do concerto.

PUBLICIDADE

Atrações de domingo

Gramboy é uma das atrações da Feira de Discos. (Divulgação)

Para encerrar as celebrações, a parte externa do teatro recebe, no domingo (31), a partir do meio-dia, uma edição especial do projeto Palco Central, com a Feira de Discos de Juiz de Fora, que reúne apresentações de DJs, músicos, colecionadores de discos, mesas expositoras e produtores. Dentre as atrações, estão os DJs Ruan e Lagartixa, da festa “Inferninho”; Alex Paz, do Rio de Janeiro; Pedro Paiva, do projeto Vinil é Arte; Gramboy, da festa Bang!; Juca, da festa “Avalanche”; e Snup-in. Outras atrações são as bandas Eminência Parda e A Zagaia.

Orquestra Ouro Preto
Sábado (30), às 21h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa s/n – Centro). Entrada franca, mediante sorteio de convites para cadastrados. Informações: https://www2.ufjf.br/cat/90anos
Palco Central e Feira de Discos
Domingo (31), das 12h às 20h, na Praça João Pessoa, em frente ao Central

Leia mais:

Importante e imponente ontem e hoje, Central completa 90 anos

PUBLICIDADE

Alessandra Crispin narra primeira vez que pisou no Central

90 anos: Conheça a trajetória do Cine-Theatro Central

PUBLICIDADE

Outros ângulos: Cine-Theatro Central como você nunca viu

Sair da versão mobile