Exposição ‘Apropriação Indébita’ propõe reflexão sobre a imagem na era digital
As obras, do artista Renato Abud, ficam em cartaz até o dia 14 de setembro, no espaço Manufato
Antes de tudo ter nome e função, era tudo forma e cor. Essa é a frase que dá início à exposição “Apropriação Indébita” do artista Renato Abud, que fica em cartaz até o dia 14 de setembro no Espaço Manufato. Partindo da premissa de que a forma e a cor precedem a definição e a função, Renato convida o espectador a explorar um universo de imagens através de uma viagem visual.
Utilizando técnicas de assemblage -técnica que consiste na justaposição de diversos objetos para criar novas formas e significados-, impressão digital, arte digital e colagem, Renato Abud se apropria de cores e formas de imagens pré-existentes e as insere em novos contextos. O resultado é uma série de “selfies” reinventadas e reimaginadas, que dão origem a novos perfis.
O símbolo central da mostra é o olho, representando a percepção como elo entre o mundo interior e exterior. A imagem escolhida para permear a exposição está presente em toda a linha de transição das obras, “observando” silenciosamente os novos mundos criados através da apropriação.
A exposição é uma reflexão sobre o excesso de exposição e a banalização da imagem na era digital. Segundo o autor, as obras provocam o espectador a questionar a maneira como percebe e se apropria das imagens ao seu redor e o desafia a reconsiderar a essência da sua identidade visual.
Serviço
Espaço Manufato:
Rua Fonseca Hermes, número 36/301, Centro
Visitação:
Terça a quinta-feira de 14h às 19h
Toda sexta-feira 14h às 22h
Sábados 16h às 19h