Com repasse tardio e prazo curto, campeãs destacam ‘vitória’ no retorno do carnaval de Juiz de Fora

Real Grandeza e Unidos do Ladeira avaliam a temporada de 2026 e projetam planejamento para o próximo ano


Por Beatriz Bath*

18/02/2026 às 17h00

escola de samba ladeira juiz de fora
(Foto: Felipe Couri)

Com um período mais curto para o planejamento e repasse tardio das verbas, as agremiações de Juiz de Fora destacam a importância da vitória no carnaval juiz-forano. Para a Real Grandeza e Unidos do Ladeira, campeãs pelos grupos Especial e Acesso, a volta dos desfiles em 2026 já é uma vitória por si só.

Segundo Gilberto Jubinha, líder da Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf), “o que foi apresentado este ano, pela verba e o tempo curto, nos leva a crer que em 2027 o crescimento do nosso desfile será promissor”. E segue: “Confiamos que os investimentos tanto públicos quanto privados serão melhores”. Gilberto também destaca o compromisso da Liga em continuar com a nova organização e documentação dos repasses de verba para as agremiações.

Devido à investigação conduzida pelo Ministério Público acerca dos repasses de verbas para as escolas, a organização interna das agremiações precisou mudar para atender às exigências. Agora, o repasse não possui intermediários e vai direto para as contas das escolas. Outro desafio foi o curto tempo de preparação das escolas, já que os repasses foram finalizados em dezembro.

Real Grandeza: Encantos e Segredos sobre a vitória

Segundo Renan Henrique, presidente da Real Grandeza, a vitória significa muito, justamente porque foi um carnaval feito com muita dificuldade – devido ao curto tempo e falta de recursos – e defende que a boa colocação da escola veio da entrega: “A gente esperava a vitória porque viu que conseguiu entregar o que planejou”.

O presidente também conta que a vitória significa muito para todos na escola e, que após um curto período de descanso, os planejamentos para o carnaval de 2027 devem começar em meados de março e abril, com expectativa de repetir a vitória.

Unidos do Ladeira: legado juiz-forano

Para o presidente da Unidos do Ladeira, Jarbas Cruz, o retorno aos desfiles já pode ser considerado uma vitória: “Retornamos em 2024 no grupo de acesso, fomos vice-campeã e, agora, conseguimos o título e voltamos ao grupo especial. Não foi fácil voltar mas, com muita garra e união, nós conseguimos”.

Para o próximo ano, o Unidos promete celebrar ainda mais, por terem completado 50 anos desde a fundação. “Vamos encerrar este carnaval, organizar algumas coisas e começar a trabalhar para o carnaval de 2027. Teremos tempo para planejar e executar o desfile com capricho. Nossas expectativas são as melhores. Acabamos de completar 50 anos de fundação, que será comemorado no próximo carnaval. O Ladeira vem aí para sacudir!”

*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.