Neste domingo (19), os espetáculos “Vila Feitiço”, da companhia teatral Aquele Grupo, e a “A copa”, do Em Cômodos, são realizados gratuitamente em Juiz de Fora. Com horário marcado para às 17h e às 19h, respectivamente, as apresentações fazem parte de uma comemoração pelo aniversário de seis anos do primeiro grupo e também integram um gesto de parceria e celebração coletiva, conforme os organizadores. Os ingressos estão disponíveis 1 hora antes de cada encenação, a serem realizadas no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM).
Sob direção do dramaturgo Conrado Braga, “Vila Feitiço” conduz o público ao misterioso desaparecimento de Sabrina, jovem da pequena cidade mineira de Vila Feitiço. Após o carnaval, a ausência da moça desperta o interesse de Dodô Verdades, um youtuber sensacionalista que transforma o caso em série de vídeos para seu canal, movido pela ânsia de audiência e sem qualquer compromisso com a verdade. Enquanto isso, o Delegado Fanias se perde nas investigações, incapaz de solucionar o enigma. Segundo o diretor, a peça propõe uma reflexão sobre o sensacionalismo e o consumo da tragédia alheia, explorando novas linguagens corporais, ritmo musical da palavra e uma cenografia de luzes que acompanha o clima vertiginoso da narrativa.
Já “A copa”, vencedora de cinco categorias no IX Festeco, em Mariana, entre elas, Melhor Espetáculo, foi dirigida pelo ator e jornalista Pedro Lagoa. Na trama, dois personagens se encontram presos em uma copa, sem saber como chegaram ali ou se conseguirão sair. O que começa como uma conversa banal se transforma em um jogo tenso e existencial, em que tempo, trabalho e silêncio se misturam numa encenação de humor ácido e inquietação filosófica, conforme a direção.
“Por mais que você acredite muito naquele trabalho que você está fazendo, às vezes, tem uma dúvida. Será que esse trabalho vai chegar para todo mundo? Todo mundo se sente tocado por aquilo? E quando você vai para um festival e é coroado com essa quantidade de prêmios, há esse reforço do trabalho autoral que a gente vem fazendo. Nós fomos muito elogiados pelas pessoas que foram assistir de outros grupos, de outras regiões do país que se sentiram tocados pelo nosso texto. Isso é muito importante porque reafirma nosso trabalho autoral, um trabalho de qualidade, o que nos mostra que estamos seguindo um caminho interessante no teatro”, analisa Pedro.
Uma parceria entre companhias
A parceria entre os grupos de teatro fazem parte do contato entre os dois diretores, que se conheceram no Grupo Divulgação, referência na formação de artistas na cidade. Eles relatam que dessa convivência nasceu uma amizade que hoje se traduz em parceria nos palcos, com dois grupos “irmãos” que compartilham afeto e colaboração na produção teatral independente. Eles ressaltam que a “dobradinha teatral” é uma oportunidade de o público vivenciar duas produções autorais em uma mesma tarde, reafirmando a força criativa e a diversidade da cena cênica local.
“No domingo, comemoramos 6 anos da nossa primeira apresentação e, desde então, produzimos anualmente trabalhos autorais e inéditos, resultados do nosso trabalho coletivo. Ao longo do tempo, muita coisa aconteceu: amadurecemos nosso trabalho de dramaturgia, nossa visão sobre encenação e hoje temos até outro nome, somos Aquele Grupo. Celebrar esta data com o grupo Em Cômodos é especial, pois somos muito semelhantes, com a mesma origem e com um trabalho que se aproxima bastante um do outro, tanto esteticamente quanto no conteúdo das peças, mas principalmente na nossa visão do que é o teatro contemporâneo”, aborda Conrado.
Além da direção de Conrado Braga, “Vila Feitiço” tem assistência de direção de Lucas Barbosa (Barbosão), que integra o elenco ao lado de Franklin Ribeiro e Vitu Marcs. A iluminação é de Gabriel Iung, operação de som por Pedro Lagoa, design de som por Sandro Bade e preparação de elenco e fotografia por Tayane. Já “A copa”, sob direção de Pedro Lagoa, tem o elenco composto por Igor Santos e Lucas Barbosa (Barbosão) e ilumnação por Gabriel Iung. A cenografia e o figurino foram criados por Valentine Fontanella, operação de som por Bruno Ferreira, música tema por Igor Silveira e Pedro Lagoa, e cartaz e artes gráficas por Aline Gomes.
- Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
Serviço
Apresentações teatrais: ‘Vila Feitiço’ e ‘A copa’
Data: 19 de outubro (domingo)
Horário: às 17h e às 19h
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) – (Av. Getúlio Vargas, 200 – Centro)
Entrada gratuita, ingressos podem ser retirados 1h antes das apresentações