Exposição imersiva ‘Mundo de Tarsila – Formas e Cores’ deve passar por cidades brasileiras e europeias

São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as capitais que receberão obras de Tarsila do Amaral


Por Beatriz Bath*

17/02/2026 às 06h00

tarsila
Quadro ‘Abapuru’ de Tarsila do Amaral faz parte da exposição imersiva (Foto: Sebastian Foledo/ Divulgação)

A exposição imersiva “Mundo de Tarsila – Formas e Cores”, que homenageia a artista, tem passagem programada em pelo menos duas cidades brasileiras em 2026, sendo elas Rio de Janeiro e São Paulo. A iniciativa é resultado da parceria entre a Liveidea e a Tarsila do Amaral Licenciamento e Empreendimentos S.A.

Uma pequena mostra da exposição já está disponível em uma das salas de exposição híbrida “Transbordar o mundo: os olhares de Tarsila do Amaral”, que acontece no Centro Cultural TCU – Tribunal de Contas da União, em Brasília (DF), até o dia 10 de maio, com entrada franca. Além das obras físicas originais, entre elas “Operários”, o evento conta com exposição imersiva com projeções de pinturas icônicas, como “Abaporu”, “A cuca” e “Antropofagia”. O espaço evoca os chamados “jardins tarsilianos” — paisagens exuberantes e imaginárias que marcaram o universo visual de Tarsila do Amaral.

A produção da experiência imersiva é da Pulse Labs, permitindo que o público experiencie as obras de Tarsila do Amaral de uma forma totalmente nova. A exposição apresenta as nuances da arte nacionalista de Tarisla, que sempre lutou pela democratização da arte no país.

“As exposições imersivas de grandes artistas internacionais foram visitadas no Brasil por mais de 300 mil pessoas que puderam vivenciar a arte de um jeito totalmente novo. Artistas brasileiros, também reconhecidos internacionalmente, merecem ter suas obras divulgadas, compreendidas e vivenciadas pelo grande público”, explica João Vasconcellos, diretor da Liveidea e idealizador do projeto.

A curadoria da exposição, produzida pela Liveidea, é de Paola do Amaral Montenegro, sobrinha-bisneta da artista e gestora da Tarsila do Amaral S.A., em parceria com Juliana Miraldi, pesquisadora e especialista em sociologia da arte. A ideia é levar a turnê para mais locais no país, junto de cidades do circuito europeu.

A turnê brasileira está em fase de captação de recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tendo a própria Liveidea como proponente. “Vamos oferecer ao público a oportunidade de ingressar nesse universo não apenas olhando as suas obras, mas caminhando por elas, sentindo suas cores e formas. É uma experiência imersiva que convida o público a viver sua arte, de um jeito nunca antes possível”, antecipa Vasconcellos.

*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.