Ícone do site Tribuna de Minas

Espaço Autoria completa um ano em Juiz de Fora

Autoria Casa de Cultura Divulgacao
Programação especial se estende até sábado, com música, leitura e discussões  (Foto: Autoria/Divulgação)
PUBLICIDADE

Há um ano, Juiz de Fora ganhava uma nova Casa de Cultura. Ao longo desse tempo, o Espaço Autoria, localizado na Rua Batista de Oliveira 931 – Centro, no segundo andar, vem pintando em suas paredes uma história de multiprotagonismos. Em cada encontro, em cada café, novas trocas se tecem em um horizonte de criação compartilhada.

Desde seu surgimento, a Autoria vem semeando o desejo de ser um espaço para desafiar o esvaziamento da correria cotidiana, integrando as possibilidades da arte, da música, da cultura e da sensibilidade no dia a dia das pessoas. Para Carol Cânedo, proprietária do espaço, depois de acompanhar de perto este primeiro ano, o sentimento que fica é positivo. “Fortalecemos a nossa identidade como casa e como refúgio. O que acontece aqui fortalece a cultura local, inspira e incentiva artistas, amplia a rede de quem acredita na arte como instrumento de transformação”, destaca.

Como o nome Autoria já conta, um dos grandes focos da Casa é se comprometer a ampliar, cada vez mais, a visibilidade de artistas da região que se inserem de modo independente no mercado, atualmente pouco generoso com o setor cultural e editorial. Nesse tempo de vida, a Casa de Cultura prezou por desenvolver diálogos com esse entorno. “Conquistamos o carinho e o respeito dos artistas locais e nos tornamos referência para lançamentos de livros de autores independentes, para jovens músicos e para artistas que buscam espaço para apresentar seu trabalho. Construímos uma relação de carinho e de cuidado com a nossa vizinhança e com o nosso público”, conta Carol.

PUBLICIDADE

Entretanto, possibilitar que a cultura siga pulsando vívida e reivindicando seu lugar pela cidade não é simples. “Os desafios são imensos. Aplicar na prática os valores em que acreditamos, não sucumbir às demandas comerciais e resistir enquanto espaço cultural que apoia a arte local e que tem recursos limitados tem sido um esforço diário”, relata a proprietária.

Para comemorar seu primeiro aniversário, durante esta semana, a programação da Autoria está repleta de convites à cultura. Afinal, festejar as boas trajetórias é também um valor do lugar, que traz em sua parede a frase: “uma casa (…) onde eu possa plantar meus amigos, meus discos e livros e nada mais”. “É nisso o que acreditamos e esses propósitos norteiam nossas ações, nossas escolhas e nossas palavras. Abrimos as portas a quem e ao que acreditamos. E essa construção acaba se dando de maneira muito natural”, conclui Carol.

Confira a programação a partir desta quarta:

Quarta (12)
19h: Infinity Class – Histórias sobre discotecagem com DJ Alex Paz
20h: Discotecagem com DJ Alex Paz

PUBLICIDADE

Quinta (13)
19h: Bate-papo “Um olhar sobre Carolina Maria de Jesus com Deila Martins”
20h: Resenha: Os afetos de um clube de leitura com participantes de projeto locais

Sexta (14)
19h: Bate-papo “Autorias na Autoria” com autores e artistas da casa
20h: Música ao Vivo “Cordas e Congas”

PUBLICIDADE

Sábado (15)
14h: Abertura da Casa
16h: Discotecagem
17h: Música ao vivo com diversas atrações
22h: Encerramento

Sair da versão mobile