Fugindo dos tradicionais caldos, como vaca atolada, canjiquinha, feijão amigo, a chef Bruna Quintão traz à mesa, neste domingo, uma cremosa delícia de palmito pupunha com cogumelos frescos, boa sugestão para as noites frias da estação. A receita, como ela sugere, vai bem com vinhos encorpados tipo malbec ou merlot, torradinha com manteiga, boa música e ótima companhia.
O prato não é criação da chef, mas tem o seu toque. “Juntei o pupunha, que é nacional, ao cogumelo fresco e pesquisei algumas receitas até chegar à versão final”, diz Bruna, formada em gastronomia e à frente de uma empresa de produtos naturais, que comercializa, entre outros, escondidinho fitness e caldos congelados para delivery.
“Valorizo os produtos orgânicos e brasileiros. Nesta receita, por exemplo, tem apenas a gordura do creme de leite e em pouca quantidade, pois é o palmito que dá a cremosidade”, destaca. Para não restar dúvidas no preparo, a chef dá dicas preciosas: “descarte as partes amareladas do palmito e cozinhe bem, para, depois de ser batido no liquidificar, o caldo ficar lisinho. O creme de leite deixa a textura aveludada”.