Bom apetite!
Novo espaço de gastronomia da Tribuna começa hoje, com conteúdo variado sobre o tema aos domingos
Não é de agora que a gente está de olho no crescimento da gastronomia entre o público em geral. São programas variados na TV e na internet, receitas, videozinhos com dicas, receitas especializadas… nunca cozinhar e comer bem esteve tão em voga na mídia. Atenta a este momento, a Tribuna inaugura hoje o “Prato feito”, um espaço gastronômico, na entressafra entre a temporada de estreia e a segunda do “Tribuna põe a mesa”, nosso canal on-line de culinária (que você pode continuar assistindo em nosso site, para matar a saudade das receitas já apresentadas).
Aqui, você vai encontrar matérias, notinhas rápidas, dicas de cozinha, entrevistas e indicações de locais onde comer, um conteúdo moderno, variado e flexível, que trará, semanalmente, o que está fervendo na gastronomia; seja na região, no país ou as grandes tendências mundiais. Ficou com água na boca? Então, pode se deliciar à vontade, o prato está feito com o maior esmero e carinho para você!
Marcha e sai – com Mário Portella
“Comida tem que ser benfeita”
Nascido na vizinha São João del-Rei, Mário Portella, um dos maiores especialistas em carnes do meio gastronômico brasileiro, até mora em Juiz de Fora, mas só fica por aqui cerca de uma semana por mês, passando o resto dos dias viajando a trabalho, ministrando cursos em cinco estados do país. Formado em gastronomia, pesquisa também a charcutaria, que inclui métodos de secagem, cura, embutidos e defumação de carnes. Na charcutaria artesanal, estes processos são feitos sem conservantes, respeitando ao máximo a matéria. Estreando o espaço “Marcha e sai”, ele fala sobre Juiz de Fora, seu trabalho e a paixão por carnes.
Prato preferido (para comer)
Sendo filho de cozinheira, o que não falta são sabores da infância. Gosto muito de dobradinha (da mãe), vaca atolada, feijão tropeiro. Comida tem que ser benfeita, não importa o que for
Prato preferido (para cozinhar)
Algo que envolva fogo! Cozinhando com brasa, cada vez é como se fosse a primeira: clima, vento, madeira, tudo pode influenciar, é tentar ‘dominar’ o que a natureza oferece
Gastronomia de JF
O melhor é ver o público interessado em sabores além do “filé com gorgonzola”. Vejo por casas que executam técnica e ingredientes modernos, com produtos do cotidiano como Capitão Arnaldo e Garagem
Programa gastronômico dos sonhos
Passar pela China e Japão, conhecendo a diversidade e experimentando um mundo de sabores
Churrasco sem mistério
Tempere com sal grosso na hora, acenda a churrasqueira meia hora antes de começar o churrasco, use a grelha sempre quente e, quando retirar (no ponto desejado, mas o ideal é ao ponto para mal-passada), nunca corte a carne na hora. Deixe resfriar por uns dois minutos e depois corte, para reter o líquido.
Tira-gosto
Vive la France, de novo!
Depois do bem-sucedido almoço com o chef-superstar Erick Jacquin na véspera do Dia das Mães, o evento “Chefs ao vivo”, do Garagem Gastrobar, receberá outro francês radicado em terras brasileiras, Julien Mercier. Com experiência em restaurantes premiados da Inglaterra, Nova York, Washington DC, França e Caribe, o chef passou, no Brasil, por cozinhas renomadas como a do Mocotó (englobando Engenho Mocotó, de cozinha nordestina; e Esquina Mocotó, de gastronomia paulistana contemporânea) e do Le Bilboquet, bistrô bem com cara de bistrô mesmo, uma franquia nova-iorquina. O jantar do garagem será exclusivismo para 40 clientes, e preparado por Mercier e Pablo Oazen, proprietário da casa e comandante da cozinha, e será realizado na quarta-feira (8). O menu especial terá consommé com foie gras; alho-poró com molho gribiche e picles de cebola; e magret com endívia e cereja. Informações e reservas podem ser feitas pelo telefone 98821-3988.
Vegan e brasileiríssima
Embora as opções veganas venham aumentando em Juiz de Fora, ainda é uma missão encontrar alimentos que contemplem este tipo de dieta. No sábado que vem (11), haverá um evento inteiro dedicado à crescente gastronomia vegana, o Minas & Bahia. Na cozinha, os estados de culinária marcante se encontram, com os temperos da baiana Acsa Sorriso, radicada no Rio, e da mineira Raquel Lara. O cardápio traz caldo de cenoura amarela com alho-poró e torradinhas com antepasto como entrada; o buffet livre tem moqueca vegetariana, arroz integral com alho, farofa de castanhas e saladas variadas; e como sobremesa, haverá cuscuz de tapioca. Para beber, as opções são sucos naturais, chá gelado e água aromatizada. O menu valoriza não só o veganismo, mas os sabores tipicamente brasileiros e os ingredientes que vêm da terra. Além dos prazeres do paladar, o Minas & Bahia terá apresentação do violonista Daniel Lovisi, e as cozinheiras garantem que o ingrediente principal das receitas é o reiki, energia do amor incondicional. O evento será realizado na Rua Morais e Castro 520/ 3. Inscrições e informações pelo telefone 98888-6749.