A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti com visitas dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) em diversos bairros do município até a quinta-feira (31). A iniciativa, coordenada pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) da Secretaria de Saúde (SS), visa prevenir o aumento de casos de dengue, zika, febre amarela e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito.
A PJF solicita que os moradores das regiões incluídas na rota da semana permitam a entrada dos agentes em suas residências, uma vez que a maior parte dos focos do Aedes aegypti se encontra em áreas internas. Durante as visitas, os ACEs orientam os moradores, eliminam recipientes com acúmulo de água e aplicam larvicida em locais que não possam ser removidos, sempre acompanhados por um responsável do imóvel.
Nesta semana, as visitas ocorrerão nos seguintes bairros: Borboleta (Oeste), Monte Castelo e Encosta do Sol (Norte), Bandeirantes (Nordeste), Bonfim (Leste), e Costa Carvalho, Santo Antônio e Alto Santo Antônio (Sudeste). O cronograma por dia pode ser conferido no site da PJF.
Cuidados importantes para evitar focos do mosquito
Para auxiliar na prevenção, a PJF recomenda que os moradores sigam algumas orientações. Verificar ralos, cisternas, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores, tampar tambores de água da chuva, manter piscinas tratadas, e verificar os banheiros em desuso e caixas d’água são algumas das medidas eficazes para evitar a proliferação do mosquito.
Canal de denúncias para focos do Aedes
A população também pode colaborar denunciando locais de possíveis criadouros do mosquito. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo sistema “JF Contra o Aedes,” acessível em qualquer dispositivo com internet, ou por meio do WhatsApp no número (32) 98432-4608 e pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Além disso, as denúncias podem ser registradas em um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) distribuídos pelo município.