Ícone do site Tribuna de Minas

Polícias alertam foliões sobre golpes no carnaval deste ano

golpes carnaval

Foto: Felipe Couri

PUBLICIDADE

“Depois do não é crime, uai!” Com esse slogan, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) preparou uma cartilha para os foliões aproveitarem o carnaval com segurança. Enquanto no Rio de Janeiro e em outras capitais o golpe do beijo para praticar furto durante os blocos de rua já tenha se tornado uma prática mesmo antes do feriado, a Polícia Militar de Minas garante que “está comprometida em promover uma festa segura e inclusiva para as mulheres, criando um ambiente acolhedor e livre de violência”. Entre as possíveis investidas de golpistas na festa de Momo, a PM destaca o famoso golpe do “boa noite Cinderela”. “Reforçamos sobre os cuidados com copos, origem de bebidas e pessoas que servem.”

Em meio às dicas da PC para evitar furtos durante os blocos está carregar os pertences de forma firme, de preferência próximo ao corpo; e evitar deixar dinheiro, carteira ou celular em locais de fácil acesso. “Ao transitar em lugares de grande aglomeração, fique atento a esbarrões e empurrões. Se for preciso mexer no celular, procure ser rápido e discreto. Tente não ficar com o celular na mão, pois furtos podem acontecer em locais movimentados”, orienta. Além disso, é importante levar para a folia somente o necessário, procurando não sair com itens de valor e com cartões de limites muito altos.

Estratégias golpistas para furtar celular e outros objetos dos foliões já começaram a acontecer em grandes cidades mesmo antes do carnaval oficial. Além do beijo, o golpe da falsa briga seria um dos mais comuns e já foi relatado por vítimas em redes sociais. Nesse, um homem começa uma discussão com o alvo, provocando atrito até com agressões físicas, enquanto o comparsa aproveita para furtar. Outra emboscada pode ser feita com bandejas – de cigarro ou balas, por exemplo -, usada pelo ladrão para esconder a mão por baixo enquanto pratica o crime.

PUBLICIDADE

Durante a folia de rua, uma fila indiana apressada também pode ser o disfarce para o grupo promover empurrões e esbarrões, enquanto bolsas são abertas e bolsos violados. Até o gesto carinhoso de um abraço, pedido pelo suposto dia do aniversário ou outro motivo é utilizado pelos criminosos. Para quem usa a função de aproximação de cartões de crédito ou débito, a orientação é ficar atento a máquinas que podem ser passadas próximas de forma proposital. “Proteja seu cartão e não o guarde solto em bolsos ou bolsas, pois isso pode facilitar o pagamento por aproximação em situações de aglomeração”, recomenda a PC. “Ao comprar algo na rua, nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo. Ao inserir o cartão na maquininha, se atente ao valor e verifique se está certo.”

Aumento de efetivo para evitar golpes

A Polícia Civil aumentou o efetivo no estado durante o carnaval, com o reforço de quase seis mil servidores, entre policiais e administrativos. Na capital mineira, destino de muitos juiz-foranos que querem aproveitar as dezenas de blocos de rua, haverá uma delegacia móvel, por meio de um ônibus equipado para o atendimento ao cidadão. “A unidade móvel ficará posicionada em pontos estratégicos da cidade para o registro de ocorrências.” Também haverá atendimento ininterrupto nas delegacias de plantão em Belo Horizonte e em todo o estado, incluindo Juiz de Fora.

“Ao desconfiar de algo, compartilhe sua localização com pessoas da sua confiança. Em casos de assaltos, a dica é não reagir e entregar o que a pessoa pedir. Evite sair sozinho ou andar por lugares isolados ou mal-iluminados. Se presenciar brigas ou confusões generalizadas, busque um local seguro e distante, e acione a polícia”, enfatiza a instituição.

PUBLICIDADE

Para quem pretende levar as crianças para aproveitar o carnaval, a atenção deve ser redobrada. “Procure fazer o uso do transporte público disponível. Deixe o carro em casa. Anote em uma pulseira ou em um crachá o nome da criança e do responsável, e o telefone para contato. Estabelecer pontos de encontro é uma boa forma para localizá-la, o que facilita no caso de a criança se perder dos responsáveis. Em caso de desaparecimento, procure a polícia imediatamente.”

A Polícia Militar também está mobilizando 100% do efetivo, com centros de registro policial, acolhimento especial para mulheres vítimas de violência e utilização de câmeras de segurança integradas com reconhecimento facial. “Tudo isso para garantir um carnaval mais seguro, que é para todos, o carnaval da liberdade e da tranquilidade.”

PUBLICIDADE

Importunação sexual

Lembrando que “não é não!”, a PC também dá dicas para evitar os crimes de importunação sexual. “Se perceber que consumiu bebidas alcoólicas, além da conta, não se afaste do seu grupo de amigos. Ao se distanciar do seu grupo, mantenha contato com amigos ou pessoas da sua confiança. Carona de desconhecidos é uma péssima ideia. Não aceite bebidas de estranhos e não deixe seu copo longe da sua visão.” Beijos forçados, “encoxadas”, “passadas de mão” e outros toques inconvenientes sem o consentimento da mulher podem ser enquadrados como importunação sexual, conforme o artigo 215-A do Código Penal, que prevê pena de um a cinco anos.

Evite golpes na locação de imóveis

Para quem ainda está decidindo alugar um imóvel para passar a festa de Momo, a PM pontua a importância de pesquisar sobre a veracidade dos anúncios, desconfiando de preços que fujam da realidade, e evitar realizar depósitos em contas ou fazer PIX. “A Polícia Militar tem se empenhado incansavelmente no combate ao crime de estelionato e suas diversas modalidades. Para isso, diversas ações preventivas têm sido implementadas, com o objetivo de orientar a população sobre as táticas utilizadas pelos criminosos, ajudando assim a evitar que caiam em golpes.”

Desde o final do ano passado, a PM lançou a campanha contra estelionato “Se deu dúvida, é golpe!”, divulgada por meio de redes sociais, cartazes e banners. Para quem quer descansar e ficar em casa no feriado da folia, é bom ficar atento, sobretudo os idosos, sobre os mais diversos golpes praticados por criminosos por meio da internet, como PIX errado, promoções tentadoras, falsos funcionários de bancos, cupons de descontos e boletos montados. “Orientamos a todos que sigam nossas redes sociais e fiquem atentos às dicas de segurança que estamos divulgando.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile