Ícone do site Tribuna de Minas

Cesama faz barragem como parte de trabalho do despoluição do Rio Paraibuna

paraibuna cesama
Projeto de despoluição do Rio Paraibuna existe há mais de dez anos e segue en andamento (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

A Cesama deu início a  mais uma etapa da obra de despoluição do Paraibuna na última terça (27), com a implantação de uma ensecadeira no leito do rio, na Avenida Brasil.

A intervenção funciona como uma barragem provisória, utilizada para reduzir o fluxo de água e possibilitar a implantação do interceptor de esgoto sob o rio, próximo à ponte de Santa Terezinha. Os trabalhos devem seguir até o final de setembro.

PUBLICIDADE

De acordo com a Cesama, o projeto de despoluição do Rio Paraibuna, que existe há mais de dez anos, continua em andamento. Além disso, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que desenvolve ações de plantio de árvores nas margens do curso d’água, limpeza e roçada periódica. Também é realizado desassoreamento, cuja grande parte dos resíduos é da construção civil e também lixo doméstico, como sacolas plásticas, garrafas PET e móveis, oriundos do descarte irregular. As denúncias de descarte incorreto de lixo podem ser feitas através do WhatsApp de fiscalização da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), no número (32) 3690-7984.

PUBLICIDADE

As próximas frentes de trabalho envolvem a finalização dos coletores de esgoto dos córregos São Pedro e Tapera, além da construção da elevatória de esgoto no bairro Mariano Procópio.

Sair da versão mobile