Ponto para descarte adequado de materiais recicláveis é instalado no Centro

“Estação Lixo Zero” integra cronograma de sustentabilidade do Programa Lixo Zero da Prefeitura


Por Tribuna de Minas

27/01/2026 às 15h03

estacao de lixo 1 felipe couri
Material depositado no local será recolhido pelas equipes do Demlurb e encaminhado às associações de catadores parceiras (Foto: Felipe Couri)

Um ponto fixo para a entrega de materiais recicláveis foi instalado na Praça Prefeito Tarcísio Delgado, antiga PAC, na manhã desta terça-feira (27). A “Estação Lixo Zero”, conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), consiste em um contêiner de ferro, com capacidade para 12.700 litros, equipado com quatro pequenas janelas destinadas exclusivamente ao descarte de materiais recicláveis.

O equipamento foi criado a partir de um contêiner que se encontrava sem uso. A estrutura foi reformada e adaptada para reaproveitar materiais e recursos públicos. 

A inauguração integra o cronograma do Programa Lixo Zero, reforçando políticas de sustentabilidade junto ao Programa Boniteza. De acordo com a Prefeitura, o novo ponto de coleta faz parte das estratégias de incentivo à separação de resíduos e ao cuidado com o espaço urbano.

Todo o material depositado no local será recolhido pelas equipes do Demlurb e encaminhado às associações de catadores parceiras, responsáveis pela triagem e separação dos resíduos, contribuindo para a geração de renda. 

Coleta seletiva ganha reforço

Além da Estação Lixo Zero, o Programa Lixo Zero implantou o “Diskomplique o Lixo Zero”, que orienta a população, via WhatsApp (32) 98466-4842, sobre o funcionamento da coleta seletiva no município.

A Prefeitura também destaca, entre as ações já realizadas pelo programa criado em 2025, a adoção da coleta seletiva conteinerizada na Rua São João e a viabilização de 14 mil lixeiras, em parceria com a empresa Paraibuna Embalagens. Os equipamentos serão instalados nos próximos meses em espaços públicos, como escolas e hospital.

O programa prevê ainda a realização de workshops voltados a grandes geradores de resíduos e a produtores de eventos, com previsão para março de 2026, além da implantação do funcionamento itinerante da coleta seletiva na Praça da Estação.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.