Ícone do site Tribuna de Minas

Colégio Militar de Juiz de Fora suspende retorno presencial das aulas

colegio militar by fernando priamo
PUBLICIDADE

O Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF) emitiu comunicado, na tarde de terça-feira (26), informando que foi suspenso o retorno presencial das aulas na instituição. A volta estava prevista para esta quarta-feira (27). O retorno das atividades presenciais na instituição de ensino é alvo de polêmicas desde o ano passado. Neste mês, o colégio chegou a ser notificado pela Prefeitura por conta da realização de uma atividade presencial.

O documento publicado na quarta-feira, assinado pelo comandante do colégio e diretor de ensino, Herval Queiroz de Souza, aponta que a determinação para o cancelamento do retorno presencial veio da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (Depa). “O comandante e diretor e ensino e o diretor da Depa estudam as possíveis medidas cabíveis para a situação”, diz o texto.

PUBLICIDADE

O comunicado informa que as atividades de ensino terão início no dia 1º de fevereiro, totalmente na modalidade a distância. Antes, outro comunicado, publicado no site da instituição, com data de 18 de dezembro de 2020, dizia que “de maneira alinhada com os protocolos sanitários (pandemia Covid-19), informamos que nossas aulas, no início do ano letivo de 2021, ocorrerão na modalidade híbrida de ensino (três dias na semana de forma presencial e dois por ensino remoto) e também em turnos distintos: ensino médio pela manhã e ensino fundamental pela tarde.”

PUBLICIDADE

Notificação

Na semana passada, o Colégio Militar de Juiz de Fora foi notificado pela Prefeitura por ter dado início ao seu calendário letivo de 2021 com atividade presencial para 104 novos alunos, de acordo com o Executivo. O começo, na segunda (18), teria acontecido apesar de a Administração Municipal não ter autorizado a realização de atividades presenciais nas instituições de ensino do município.  A equipe da Fiscalização pela Vida esteve no estabelecimento na terça-feira (19) e constatou a irregularidade.

No dia 20, o colégio emitiu comunicado negando que a Fiscalização pela Vida, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), tenha flagrado atividade com a presença de alunos, “mas somente atividades administrativas da Unidade”.

PUBLICIDADE

Já em setembro do ano passado, houve tentativa de retorno das aulas presenciais dos alunos do Colégio Militar. A instituição de ensino anunciou a retomada das atividades, mas reviu a decisão depois do veto do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19.

Em dezembro, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), notificou o Colégio Militar de Juiz de Fora sobre a vedação da realização da solenidade de diplomação de alunos do 3º ano do Ensino Médio, que estava agendada para ser realizada no dia 11 de dezembro.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile