Morre Octacilio Pereira do Valle, empreendedor, pastor e ex-presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Juiz de Fora

Octacilio tinha 89 anos; sepultamento será às 14h30 desta segunda-feira, no Parque da Saudade


Por Tribuna

26/01/2026 às 10h49

Morreu, no domingo (25), Octacilio Pereira do Valle, empreendedor, pastor, autor e ex-presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Juiz de Fora (SHRBSJF). Nascido em 10 de março de 1936, tinha 89 anos. O sepultamento será às 14h30 desta segunda, na capela 4 do Parque da Saudade. A causa do falecimento não foi informada.

O filho, Eliseu Pereira do Valle, lembra que, “em 1962, adquiriu o Hotel Renascença e, ao longo dos anos, expandiu seu portfólio, chegando a ser proprietário de diversos estabelecimentos hoteleiros na região da Praça da Estação”. 

“Ele também ocupou cargos relevantes em associações locais: foi presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e atuou como diretor da Associação Comercial de Juiz de Fora, participando ativamente da vida econômica e comunitária da cidade”, continua.

“Paralelamente à sua atuação empresarial, Octacílio estudou teologia e dedicou grande parte da sua vida à pregação e ao ensino cristão. Há mais de 50 anos, tornou-se pastor, dedicando-se à edificação espiritual de muitas pessoas por meio de mensagens, pregações e obras escritas”, conclui. Foram 12 livros, 14 discos e dez DVDs com mensagens religiosas.

O neto, também chamado Octacilio, publicou uma mensagem em sua rede social, em que afirma que “legado” é a palavra que melhor define a vida do avô: “Um homem simples, que saiu da roça, trabalhou duro, enfrentou dificuldades, venceu batalhas e nunca deixou que a fé fosse abalada”.

“Foi à guerra, viu de perto a dor, perdeu um amigo em seus braços, mas mesmo assim escolheu continuar acreditando na vida, no amor e na esperança”, prossegue, referindo-se ao ano de 1957, quando foi para a Guerra de Suez, conflito entre Egito e Israel, onde permaneceu por pouco mais de um ano. 

Ele também cita que o avô fundou empresas e a Igreja Batista Jardim das Oliveiras, no Bairro Manoel Honório. 

Rogério Barros, coordenador do SHRBSJF, afirmou que “sentem profundamente a perda, foi um dos fundadores do SHRBSJF. Contribuiu significativamente para o crescimento do sindicato”. Ele também fundou o Rotary Club.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.