Ícone do site Tribuna de Minas

Retrospectiva 2024: leitores relembram fatos marcantes do ano

Retrospectiva 2024: leitores relembram fatos marcantes do ano (foto: Felipe Couir)
PUBLICIDADE

O ano de 2024 foi movimentado para a imprensa. Grandes notícias mobilizaram os noticiários local, regional, nacional e internacional. Para entender o que foi importante e marcou a população de Juiz de Fora, a Tribuna foi às ruas saber: qual notícia marcou seu ano de 2024?

A reportagem foi até o Centro da cidade e conversou com pessoas que leem o jornal, seja na versão impressa ou no portal online.

PUBLICIDADE

Enchentes marcaram o país e a cidade

PUBLICIDADE
Beatriz Rossignoli (Foto: Felipe Couri)

Para a estudante do curso de Direito Beatriz Rossignoli, 22, a notícia que mais a marcou foi sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. Para ela, mesmo sendo em um estado distante do nosso, a tragédia foi tanta que impactou todo o país.

“É uma tragédia que impactou e mobilizou não só a região deles, mas todo o Brasil, afetando muitas famílias”, relembrando que estava trabalhando quando viu, pela primeira vez, a notícia. “A gente fica muito triste porque vemos que a pessoa às vezes só tem uma casa, só tem aquele patrimônio, não tem tantas condições, e acaba se vendo totalmente perdida, fica sem saber como reconstruir aquilo que foi perdido.”

PUBLICIDADE

As enchentes também foram notícia para Juiz de Fora e região. O repositor Cleverson Menezes de Oliveira, 36,  é morador do Bairro Santa Luzia, Zona Sul, e lembrou que, para ele, as matérias mais impactantes foram aquelas que registraram a sua realidade.

Cleverson Menezes de Oliveira (Foto: Felipe Couri)

“A notícia que mais me marcou esse ano foram as que registraram os alagamentos em Juiz de Fora, no Santa Luzia. Eu moro no bairro e lá sempre alaga, é muito triste. A gente perde tudo, perde móvel, perde nossas coisas. Isso é muito triste.” contou, relembrando a importância do jornalismo local. “Esse ano saiu muitas matérias na mídia e isso é muito importante (para nós), porque aí a gente vê que as autoridades tomam alguma providência.”

PUBLICIDADE

Reeleição de Margarida foi lembrada

Magnus Luberer de Andrade, 75, é professor aposentado e, à espera de um carro de aplicativo, contou ao jornal que, para ele, a notícia mais impactante foi a reeleição da prefeita Margarida Salomão (PT). “A vitória da Margarida (foi a mais marcante), porque para mim foi um grande governo e será novamente. Eu fiquei triplamente feliz, primeiro porque ela foi uma grande administradora, segundo porque votei nela e terceiro porque ela foi minha professora”, disse.

Cultura juiz-forana em evidência

PUBLICIDADE
Cleverson Rodrigues Bispo Vicente (Foto: Felipe Couri)

A conquista do reality da Netflix ‘Nova Cena’ pelo rapper juiz-forano RT Mallone também foi destaque para aqueles que acompanham a cultura local. O casal Cleverson Rodrigues Bispo Vicente, 27 , graduando em engenharia mecatrônica, e Quésia Gabriele da Silva, 29, esteticista, lembrou com carinho da matéria sobre a vitória do juiz-forano.

Quésia Gabriele da Silva (Foto: Felipe Couri)

“Nos marcou porque ele é muito próximo da gente, eu acompanho a carreira dele desde o início, em 2014.” disse Cleverson, acompanhado pela companheira Quésia. “Também acho que ele representa muito os artistas aqui de Juiz de Fora. Eu tinha grandes expectativas, estou torcendo muito pelo sucesso dele.” Para Cleverson a vitória não significa apenas uma conquista pessoal, mas também para a cidade. “As pessoas vão olhar diferente para a cidade porque a potência daqui é gigante. Para mim foi muito impactante porque eu sou dançarino, então ter um artista saindo daqui e ganhando uma ‘parada’ com projeção em âmbito mundial é muito bom, né?” disse o estudante.

Tragédia impactou a cidade

PUBLICIDADE
Leide Maria Rodrigues de Faria (Foto: Felipe Couri)

Os artesãos Humberto Guedes da Paz, 61, e Leide Maria Rodrigues de Faria, 71, relembram a recente tragédia que aconteceu no Centro, e mudou até mesmo a forma como os órgãos fiscalizam estruturas. Para eles, a notícia que mais os impactou foi a queda da marquise na Rua Floriano Peixoto, que matou o professor e músico, Thiago Ramon, de 38 anos.

Humberto Guedes da Paz (Foto: Felipe Couri)

“Foi muito triste para a cidade. Me impactou pela situação: a pessoa está passando, indo trabalhar e, de repente, ter uma morte triste daquela, quando você pode imaginar que uma marquise vai cair na sua cabeça? Fiquei triste pra caramba.” disse o artesão, que lembrou estar no dentista, quando ouviu pessoas comentando e busco na internet para ler a notícia.

Após a queda, não apenas as formas de fiscalização foram intensificadas, mas também a forma como os pedestres circulam nas ruas da cidade. “Você não imagina que aquilo vai cair na sua cabeça. Depois da notícia comecei a andar de forma mais cautelosa pelo Centro, temos que prestar bastante atenção no que está em cima de você” completou Leide.

Matérias mais lidas

Outras matérias noticiadas pela Tribuna figuraram entre as mais lidas pelos leitores. No site, a mais lida este ano noticiava o corpo encontrado pelos Bombeiros dentro de um poço no Bairro São Geraldo, na Zona Sul de Juiz de Fora. Na matéria, a corporação informava ter encerrado as buscas em um poço localizado na Rua João D’Agosto, no Bairro São Geraldo, Zona Sul, após a localização de segmentos humanos na tarde do mesmo dia. As buscas foram realizadas atrás do corpo de um adolescente, de 14 anos, que foi assassinado e enterrado no poço, localizado em uma área de mata no Bairro São Geraldo, Zona Sul de Juiz de Fora.

A segunda mais lida este ano é uma matéria da região e noticia a prisão em flagrante de uma mulher que mantinha quase 50 pássaros silvestres em cativeiro no município de Fervedouro, distante cerca de 200 quilômetros de Juiz de Fora. Além da prisão, ela também recebeu um auto de infração no valor de R$ 120.224,04. Durante a operação, foram encontradas 49 gaiolas com pássaros sem as anilhas de identificação da Fauna Silvestre Brasileira, entre eles aves que estão ameaçadas de extinção.

Em terceiro, a emissão do novo modelo de carteira de identidade, a Carteira de Identidade Nacional, foi destaque entre os leitores da Tribuna. A matéria detalhou a emissão do novo modelo e trouxe informações sobre o processo necessário para a expedição do documento. 

A proibição da venda do álcool líquido 70% em supermercados e farmácias figurou em quarto lugar no número de acessos no site da Tribuna. A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização do produto devido sua alta inflamabilidade. 

Em quinto, a cidade mineira de Timóteo como um dos municípios com o ar mais poluído do Brasil foi destaque. Segundo o relatório World Air Quality de 2023, feito pela IQAir, empresa suíça especializada em tecnologia de qualidade do ar e em proteção contra poluentes, a cidade do Vale do Aço possui o nível de material particulado MP 10,1, duas a três vezes superior ao parâmetro recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Sair da versão mobile