Os fãs juiz-foranos do MasterChef terão um motivo extra para ir dormir mais tarde nas próximas terças-feiras. Cria de JF, o chef Pablo Oazen, do Garagem Gastrobar e do Bull & Beer, estará na segunda edição “Profissionais” do reality, ao que tudo indica.
No teaser divulgado na página oficial do programa no Facebook para anunciar a temporada, o cozinheiro juiz-forano aparece por volta dos 20 segundos da contagem regressiva do tempo do vídeo. Apesar de a imagem estar um tanto desfocada, a Tribuna não teve dúvidas de que se tratava do talentoso chef do Garagem (assista ao vídeo e tire a prova dos nove). O MasterChef Profissionais estreia na terça, dia 5 de setembro, às 22h30, na Band.
Pablo inclusive já cruzou o caminho de um dos jurados mais queridos do programa, quando foi sous-chef de Eric Jacquin no restaurante La Brasserie, em São Paulo. Em maio do ano passado, Jacquin inclusive levou seu “tômpero” ao Garagem, em um almoço especial no restaurante de Oazen.
Turista gastronômico
Originalmente formado em turismo, Pablo descobriu a gastronomia em Portugal, quando cursava pós-graduação no Hotel Sheraton, e se apaixonou por cozinhas de hotéis. Em cinco anos na Europa, o chef passou por importantes restaurantes como Au Comté de Gascogne, França; El Cingle e Hacienda Benazuza El Bulli, Espanha; e Quinta de Catralvos, Portugal.
De volta ao Brasil, Pablo passou uma temporada em São Paulo (quando trabalhou com Jacquin), mas a paixão por Minas Gerais (manifestada inclusive na tatuagem que tem no braço, com os dizeres da bandeira mineira, “Libertas Quæ Sera Tamen”) e seus ingredientes o trouxe de volta à sua Juiz de Fora de nascença. Em 2013, abriu o Garagem Gastrobar, um boteco elegante com base no terroir mineiro, e em 2016 abriu o Bull & Beer, especializado em cervejas especiais, sanduíches feitos com carne de verdade e churrasco de cortes nobres.
Madrid Fusión
Pablo também esteve entre os 15 chefs que representaram o país em 2013 no Madrid Fusión, um dos congressos mais importantes de gastronomia do mundo, realizado na capital espanhola. Até então, o premiadíssimo e hypado Alex Atala tinha sido o único brasileiro que havia marcado presença no evento.
O prêmio desta edição do MasterChef Profissionais ainda não foi divulgado, mas na última temporada a chef Dayse Paparoto desbancou Marcelo Verde em uma polêmica final e levou o troféu MasterChef (enaltecido por Ana Paula Padrão em todos os episódios), R$ 170 mil e um carro 0km.