Ícone do site Tribuna de Minas

Prefeitura de JF confirma circulação comunitária da variante Delta do coronavírus

coronavirus free pik

Variante Omicron deixa mundo em alerta

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou, nesta segunda-feira (23), que o município já registra transmissão comunitária da variante Delta do coronavírus. Conforme a pasta municipal, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) tem coletado amostras na macrorregião Sudeste e conseguiu identificar oito pacientes de Juiz Fora, a partir de exames RT-PCR e sequenciamento genético, como prováveis para esta variante. A coleta de material foi realizada entre os dias 2 e 6 de agosto. Há transmissão comunitária quando já não é possível identificar a trajetória da infecção.

Em nota encaminha à imprensa, a secretária de Saúde da PJF, Ana Pimentel, pontuou que a variante Delta pode ser mais transmissível, porém é possível evitar a contaminação seguindo os mesmos protocolos sanitários. “Com os resultados, podemos dizer que já ocorre a transmissão comunitária, ou seja, não é mais possível realizar o rastreamento dos infectados e a origem do vírus. Isso nos força a redobrar a atenção e os cuidados com a saúde, mantendo todas as medidas de segurança em ordem. Fundamental continuar usando a máscara, higienizar bem as mãos e, claro, evitar as aglomerações”.

PUBLICIDADE

Até então, o município tinha apenas um caso importado da variante, confirmado em 27 de maio. Trata-se de um juiz-forano que viajou à Índia e se infectou com variante Delta, à época ainda identificada apenas como cepa B.1.617 do coronavírus.

PUBLICIDADE

Casos na Zona da Mata

Além dos casos em Juiz de Fora, a Zona da Mata também já confirmou a circulação da variante. Até semana passada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) havia confirmado outros três casos na Zona da Mata – dois no município de Divino e um em Carangola. Nestas cidades, o Estado também já confirmou transmissão comunitária da cepa. Carangola tem ainda, conforme a SES, outro casos em investigação.

Apesar das novas confirmações pelo Município, a SES ainda não divulgou os novos casos na cidade. Em nota encaminhada à Tribuna, a pasta municipal confirma, até o momento, apenas o caso do paciente cujo diagnóstico foi atestado em maio. De acordo com a pasta estadual, 12 casos teriam sido confirmados no estado até o momento. Além das confirmações, Minas Gerais tem mais 79 suspeitas em investigação.

PUBLICIDADE

Óbito em Rio Novo

A região também já atestou um óbito de paciente vítima da Covid-19 causada pela variante Delta. No último sábado, a Prefeitura de Rio Novo confirmou que uma idosa de 74 anos, que esteve no munícipio e morreu em Juiz de Fora, havia testado positivo para a variante Delta. Este caso, entretanto, conforme esclareceu a Secretaria de Saúde, não pertence ao município de Juiz de Fora, apesar de a paciente ter sido admitida no Hospital Regional João Penido no dia 5 de agosto. Na tarde desta segunda, a SES confirmou que foi notificada da morte da idosa.

A vítima, moradora do estado do Rio de Janeiro, estava visitando parentes no município mineiro, situado a cerca de 50 quilômetros de Juiz de Fora, quando apresentou sintomas. Essa seria a primeira morte em decorrência da cepa em Minas.

PUBLICIDADE

Segundo o secretário de Saúde de Rio Novo, Pablo Carpanez, a suspeita é que a mulher já tenha chegado a Minas infectada, mesmo tendo tomado as duas doses da vacina. Ainda conforme ele, as cerca de oito pessoas que tiveram contato com a idosa passaram por teste de Covid-19. Aquelas que testaram positivo apresentaram apenas sintomas leves. Todas já cumpriram o período de isolamento sem maiores intercorrências. O tipo de cepa que contaminou os demais envolvidos não foi determinado, já que não houve testagem específica.

O secretário afirmou que está tomando as providências burocráticas para notificar o Estado sobre o primeiro caso da variante Delta em Rio Novo. “Na última sexta-feira (20), ao final do dia, a Secretaria de Saúde Municipal recebeu comunicado da Superintendência Regional de Saúde (SRS), alertando para a confirmação da variante Delta através de amostras coletadas da paciente em questão”, informou a Prefeitura de Rio Novo, em nota divulgada em sua página na internet e nas redes sociais.

“O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-Minas) está em contato com a Regional de Saúde de Juiz de Fora para mais informações. Nova atualização deve ocorrer durante a semana”, disse a SES, também por meio de nota. “A SES-MG segue conduzindo a investigação dos casos, junto aos municípios, para avaliação da história clínica e epidemiológica dos pacientes e de seus contatos. Diante das investigações realizadas, número de confirmações e distribuição dos casos pelo território, pode-se afirmar que existe transmissão comunitária da variante Delta no estado.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile