A Prefeitura de Juiz de Fora abriu, na quarta-feira (22), um novo canal de comunicação com o servidor municipal e o cidadão em geral, o #JFContraACrise. No sistema, disponível no site da Prefeitura, todos podem enviar sugestões e comentários diretamente para a PJF, sobre as medidas que possam ser adotadas durante o período de crise financeira enfrentado pelos municípios, incluindo Juiz de Fora. Os interessados também podem enviar e-mails. No caso dos servidores, o endereço é o falaservidor@pjf.mg.gov.br, enquanto para a população em geral é o jfcontracrise@pjf.mg.gov.br.
De acordo com a Prefeitura, atualmente, a dívida do Estado de Minas com o município é de aproximadamente R$ 130 milhões, equivalente ao pagamento de quase três meses de salário dos servidores ativos e inativos da PJF. Ainda para efeito de comparação, o valor é superior a toda a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018 até o momento, que chegou a quase R$ 120 milhões.
Em função deste cenário, foi criado o Gabinete de Enfrentamento à Crise Fiscal (GECF), que busca verificar a situação financeira do município e otimizar a aplicação do dinheiro público.