O Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira anunciou, no último domingo (22), mais transferências de padres para novas paróquias. Na quarta-feira (18), a Tribuna já havia noticiado que o padre Pierre Maurício, idealizador da Missa do Impossível, deixará a Paróquia de São José, onde atuou por sete anos, e passará a celebrar missas na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Bonfim. De acordo com a Arquidiocese, foram 33 mudanças em igrejas de Juiz de Fora e de outras cidades da região.
Após mobilização da população com a informação da mudança de Padre Pierre, a Arquidiocese reforça que as transferências fazem parte das leis da própria igreja, de acordo com o Código de Direito Canônico, em seu cânon 1748, que afirma que as transferências podem ser feitas voluntariamente ou por obediência, ou seja, com o consentimento do sacerdote ou pelo voto de obediência ao arcebispo. Durante o ato de sua ordenação, o padre realiza o juramento de cumprimento dessas obrigações.
O Arcebispo Dom Gil também reforça que essas mudanças são naturais e inevitáveis. “Elas vão acontecer sempre, não há como um padre ficar perpetuamente em uma paróquia”, afirmou em entrevista aos veículos de comunicação arquidiocesanos.
Com a chegada de Padre Pierre na Paróquia Santa Rita de Cássia, o atual pároco, padre Antônio Camilo de Paiva, será nomeado reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Entre as demais mudanças estão a da Paróquia Bom Pastor, que receberá o padre Gil Condé da Silva, a Catedral Metropolitana com o padre João Paulo Teixeira Dias e a Paróquia São Mateus, que passará a ter as missas celebradas pelo padre Marcionilho de Paula Barbosa.
Confira todas as novas atribuições de 33 párocos da Arquidiocese de Juiz de Fora
- Padre Alex Francisco da Silva – Administrador Paroquial das paróquias Nossa Senhora da Assunção (Paula Lima-Juiz de Fora) e Santo Antônio (Ewbank da Câmara/MG);
- Padre Antônio Camilo de Paiva – Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Vigário Paroquial da Catedral Metropolitana, Vigário Episcopal para Comunicação, Educação e Cultura.
- Padre Antônio do Carmo Silva – Pároco da Paróquia São Francisco de Paula (Torreões- Juiz de Fora).
- Padre Bill Jonatas Silva Souza – Vigário Paroquial da Paróquia Santa Teresinha (Santa Terezinha- Juiz de Fora).
- Padre Carlos Alberto Moreira – Pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Rio Preto/MG).
- Padre Celso Mendes Campos – Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia (Santa Rita de Jacutinga/MG).
- Padre Eder Luiz Pereira – Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória (Santos Dumont/MG), permanecendo como Pároco da Paróquia São Miguel e Almas.
- Padre Éder Martins Machado – Paróquia Bom Jesus do Livramento (Liberdade/MG) – Emérito residente.
- Padre Edson Antônio Soares da Costa – Vigário Paroquial da Paróquia Bom Pastor (Bom Pastor- Juiz de Fora).
- Padre Erélis Camilo Resende de Paiva – Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça (São Dimas- Juiz de Fora), Assistente Espiritual para os Pequeninos de Jesus, Fundação Maria Mãe.
- Padre Everaldo José Sales Borges – Pároco da Paróquia São Pedro (São Pedro- Juiz de Fora), Secretário-Executivo para a Pastoral Arquidiocesana.
- Padre Gil Condé da Silva – Pároco da Paróquia Bom Pastor (Bom Pastor-Juiz de Fora).
- Padre Ivair Carolino – Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Francisco Bernardino-Juiz de Fora).
- Padre Ivanir Pedrosa Pereira – Pároco da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim (Aracitaba/MG).
- Padre Jânio Carlos Mota – Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Benfica-Juiz de Fora).
- Padre João de Souza – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Arantina/MG).
- Padre João Paulo Teixeira Dias – Pároco da Catedral Metropolitana (Juiz de Fora), Juiz no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Juiz de Fora.
- Padre Jorge Luís Duarte – Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Nossa Senhora de Fátima-Juiz de Fora), Formador no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.
- Padre José Custódio de Oliveira – Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo (Pequeri/MG).
- Padre José Crispim Filho – Pároco da Paróquia Santa Rita (Santa Rita de Ibitipoca/MG) e Administrador Paroquial da Paróquia Santa Ana (Santana do Garambéu/MG).
- Padre José de Anchieta Moura Lima – Pároco Solidário da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Lima Duarte/MG).
- Padre José Maria Vieira Novaes – Pároco da Paróquia Bom Jesus do Matozinhos (Bom Jardim de Minas/MG).
- Padre Liomar Rezende de Moraes – Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro (São Pedro-Juiz de Fora), Capelão da Capela Santa Maria Eufrásia (Alto dos Passos-Juiz de Fora), Ecônomo Arquidiocesano.
- Padre Luciano Atanásio – Administrador Paroquial da Paróquia Santa Bárbara (Santa Bárbara do Monte Verde/MG).
- Padre Luiz Roberto Magalhães Leite (Zucka) – Pároco da Paróquia São José (Costa Carvalho-Juiz de Fora), Assessor Arquidiocesano para a
Juventude. - Monsenhor Luiz Carlos de Paula – Pároco da Paróquia Santa Teresinha (Santa Teresinha-Juiz de Fora), Vigário Geral, Vice-Reitor do
Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. - Padre Márcio Aurélio Neves – Pároco da Paróquia e Reitor do Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento (Liberdade/MG).
- Padre Marcionilho de Paula Barbosa – Vigário Paroquial da Paróquia São Mateus (São Mateus-Juiz de Fora), residindo no Lar Sacerdotal da
Arquidiocese. - Padre Pierre Maurício de Almeida Cantrino – Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia (Bonfim-Juiz de Fora), Diretor Espiritual Arquidiocesano do Apostolado da Oração, Assistente Arquidiocesano para os pobres e sofredores.
- Padre Rafael Coelho do Nascimento – Vigário Paroquial da Paróquia São Miguel e Almas (Santos Dumont/MG).
- Padre Robert César Teixeira – Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Francisco Bernardino-Juiz de Fora).
- Padre Ronny Moreira de Oliveira – Administrador Paroquial da Paróquia Santa Ana (Santana do Deserto/MG) e Vice-Ecônomo Arquidiocesano.
- Padre Vicente Zacaron – Paróquia Santa Rita de Cássia (Bonfim) – Emérito residente.