Ícone do site Tribuna de Minas

Chefs da cidade cozinham no Restaurante Popular da Zona Norte

2chef olavo
chefs olavo
Chefs posam ao lado de colaboradores da Servir, no Restaurante Popular da Zona Norte (Foto: Olavo Prazeres)
PUBLICIDADE

Quem esteve no Restaurante Popular da Zona Norte nesta sexta-feira (22) notou que o clima estava diferente. A surpresa não era apenas a presença do Papai Noel, mas o cardápio preparado e assinado por nove cozinheiros renomados da cidade, entre eles o juiz-forano Pablo Oazen, vencedor do Masterchef Profissionais 2017. O almoço especial de Natal foi o feijão tropeiro, uma receita tipicamente mineira, que foi servida pela primeira vez na unidade. A iguaria ainda teve como acompanhamento arroz, couve refogada, salada de laranja e muitos sorrisos, afinal de contas, não é todo dia que se almoça com um prato feito por profissionais como este.

A ideia de criar esse encontro, segundo o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Marcos Miranda, surgiu quando o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) recebeu Pablo em seu gabinete para cumprimentá-lo pela vitória no Masterchef. “Neste encontro levantamos pautas que envolvessem a gastronomia na cidade, e uma delas foi essa ação de final de ano. O caminho que encontramos foi reunir os chefs no Restaurante Popular. Todos toparam e se adaptaram muito bem à cozinha industrial, que não é a realidade deles. O relacionamento dos chefs com os colaboradores da Servir – empresa licitada que opera o restaurante – foi um ganho adicional que não imaginávamos. Os funcionários se sentiram extremamente prestigiados e os chefs desafiados a cozinhar em proporções gigantescas. Unir esses dois mundos foi muito importante”, destaca.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O almoço especial foi servido apenas na unidade da Zona Norte, pois segundo Marcos, trata-se de um ambiente menor e mais controlado que serve, em média, cerca de 500 refeições diárias. “Mas como a ideia deu muito certo, queremos levar os chefs para cozinhar na unidade do Centro, onde são servidas entre 1.500 a duas mil refeições por dia”, comenta. “Temos um carinho muito grande pelo Restaurante Popular da Zona Norte, que foi inaugurado no ano passado, como forma de valorizar essa região e a sua população. Por isso esse almoço especial, às vésperas do Natal, foi exatamente para celebrar com a comunidade”, ressaltou o prefeito, que esteve presente no almoço.

<
>

Para preparar o cardápio, foram cozidos 35kg de feijão vermelho, 23kg de linguiça, 15kg de bacon, 30kg de toucinho e 26kg de ovos, além de 70kg de arroz, 51kg de couve e 82kg de laranja. “O feijão tropeiro tem uma identidade muito grande com as pessoas que almoçam no restaurante. É uma receita nossa, mineira. Quando pensei nesse cardápio, queria que fosse um prato possível de ser feito em grandes quantidades e que também ficasse bom. Foi uma reunião de amigos de cozinha para contribuir para a sociedade, afinal, comida é compartilhar, é reunião, ainda mais neste final de ano”, explica Pablo Oazen.

PUBLICIDADE

Além de Pablo, participaram da ação os seguintes profissionais: Anna Flávia Silva de Souza, chef da Boom Panquecas; Augusto de Santo, chef idealizador do evento Cruzada Gastronômica; Caíque Fonseca, chef do Das Haus; Hélio de Assis, chef da Chimarron; Marco Vinício Corrêa e Castro, cozinheiro e pizzaiolo; Ricardo Vieira, chef do Vieiras Restaurante; Thiago de Oliveira Ferreira, chef do Salsa Parrilla; e Yury Feliciano, chef e professor de gastronomia no CES/JF. A ação foi organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Projeto Bem Comum da Secretaria de Comunicação Social (SCS). Além da Sedettur, a ação teve apoio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Servir.

Sair da versão mobile