Ícone do site Tribuna de Minas

Centro de Inteligência da Justiça assina termo de cooperação sobre Hospital Regional

Centro de Inteligência da Justiça assina termo de cooperação sobre Hospital Regional

Obras no local foram paralisadas em 2017 (Foto: Felipe Couri)

PUBLICIDADE

O Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG) e a Vara da Fazenda Pública e Autarquias Estaduais da Comarca de Juiz de Fora assinaram um Termo de Cooperação Técnica para buscar soluções processuais eficientes e colaborativas na Ação Civil Pública que trata da interrupção das obras do Hospital Regional.

O termo prevê suporte técnico-jurídico da CIJMG, promoção da consensualidade, cooperação e gestão compartilhada do processo estrutural. A colaboração foi solicitada pelo próprio juiz que está a cargo da ação, Marcelo Piragibe, titular da Vara da Fazenda Pública e Autarquias Estaduais da cidade, devido à complexidade do caso.

A intenção é bolar estratégias para concluir as obras e deixar o hospital em funcionamento. “Para isso”, explica o juiz coordenador do CIJMG, Ronaldo Souza Borges, “poderão ser adotadas, dentre outras diligências, a cooperação com outros órgãos públicos e privados, o estímulo à celebração de negócios jurídicos processuais e a calendarização dos atos, com vistas a atingir o maior grau possível de eficiência na condução do processo”.

PUBLICIDADE

A comissão temática do CIJMG que participará de audiências e reuniões do processo é a de Demandas Estruturais, de Alta Complexidade e da Saúde.

Retomada das obras do Hospital Regional 

As últimas notícias relacionadas ao Hospital Regional dão conta de que, entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, a Justiça determinou que o Estado retome com segurança armada no local, e que a PJF iria recorrer da decisão de que o Município tem uma dívida de R$ 28 milhões com o Estado.

Em 16 de abril, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tiveram uma reunião de trabalho, para tratar da retomada das obras do Hospital Regional de Juiz de Fora. De acordo com o MP, durante a reunião, foram discutidos o planejamento e os próximos passos para a retomada das obras e redimensionamento do hospital.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile