Quarenta e cinco novas árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas, na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA/JF), na bacia de São Pedro, na Cidade Alta. A iniciativa faz parte da neutralização das emissões de carbono gerado pela produção do livro “Ensaio”, da escritora Ana Cecília Tavares, lançado em 2015 pela Lei Murilo Mendes. O evento integra as ações do Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta, e do aniversário de 22 anos da AMAJF.
Segundo a escritora, a ideia é executar o plantio de 90 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na cabeceira do manancial da Represa de São Pedro, a fim de compensar os gastos com a produção. “Como é que eu iria falar de Meio Ambiente sem ter a responsabilidade socioambiental do que eu gastei com luz, passagens e impressão? Então, pedi ao Theodoro Guerra (coordenador da AMA/JF), que é engenheiro agrônomo, para que fizesse essa conta, e chegamos nesse número”, conta Ana Cecília, que é formada na Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba e tem experiência em programas e oficinas relacionadas ao assunto.
Cada árvore será batizada com nome de um poeta, fazendo a interligação entre a literatura e o meio ambiente, presente no livro. As árvores restantes serão plantadas em breve no Centro de Educação Ambiental (Cedam), no Parque da Lajinha. A expectativa da autora é realizar parcerias com outras entidades da cidade e envolver as crianças na confecção de placas de identificação, a fim de expandir a conscientização ambiental. “Estamos pensando em fazer oficinas para conscientizar as crianças com relação ao meio ambiente, para que essas 90 árvores possam dar muitos frutos.”
Lançado em 2015, “Ensaio” é um livro de poemas, cujo tema mistura poesia e responsabilidade socioambiental. O material também conta com esculturas fotografadas por Sérgio Neumann para ilustrar a obra, sendo acompanhadas por um áudio-livro e um DVD com tradução em libras.