Posse de dom Marco Aurélio Gubiotti em Juiz de Fora: saiba data, horário e como confirmar presença

Celebração na Catedral Metropolitana terá inscrição online para organização da acolhida


Por Mariana Souza*

22/01/2026 às 18h42

A Arquidiocese de Juiz de Fora divulgou, nesta quinta-feira (22), data, horário e local da posse de dom Marco Aurélio Gubiotti. A celebração deve reunir autoridades religiosas, civis e militares, além de fiéis de Juiz de Fora e de mais de 30 municípios.

A posse canônica do novo Arcebispo Metropolitano está marcada para 7 de março, sábado, às 15h, na Catedral Metropolitana. Até a cerimônia, dom Gil segue como Administrador Apostólico da Arquidiocese, com os mesmos direitos e deveres do Arcebispo Metropolitano.

Para a organização do evento, a Arquidiocese solicita que bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas, autoridades civis e militares, além de caravanas de fora do território arquidiocesano, confirmem presença pelo site da instituição. As inscrições devem ser feitas conforme a modalidade de participação, em formulários específicos para cada grupo. A orientação é que os interessados redobrem a atenção na escolha do link e no preenchimento correto das informações, para garantir a acolhida adequada a todos os participantes.

Trajetória

No dia de sua nomeação, a Tribuna apresentou a trajetória de dom Marco Aurélio Gubiotti, marcada pela atuação pastoral em paróquias do Sul de Minas e pela dedicação à formação dentro da Igreja. Natural de Ouro Fino e com 63 anos, ele tem como lema “Pela graça de Deus”, estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e cursou Teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP). Também é mestre em Sagradas Escrituras pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

A matéria destacou ainda a experiência do religioso na docência e em funções de gestão acadêmica, como diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José e diretor-geral da Faculdade Católica de Pouso Alegre, onde lecionou por mais de uma década. dom Marco Aurélio deixa a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, que comandava desde 2013, e em entrevistas já comentou temas como o trabalho pastoral partilhado, debates internos da Igreja e a pauta ambiental, com atenção ao tema das barragens.

*Estagiária sob a supervisão da editora Carolina Leonel

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.