Ícone do site Tribuna de Minas

Calor no último dia de primavera em JF

tempoa-olavo-2
Previsão é de segunda com céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas (Foto: Olavo Prazeres)
PUBLICIDADE

Mesmo com início marcado somente para às 2h48 da próxima madrugada, a segunda-feira (21) já terá cara de verão em Juiz de Fora. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último dia de primavera pode ter termômetros na casa dos 30 graus na cidade. No sábado, a máxima chegou a 32,2 graus e, no domingo, 29,2 graus.

Conforme  o serviço de meteorologia, a intensificação das áreas de instabilidade atmosférica, reforçadas pela passagem de uma frente fria no litoral de São Paulo, mantém as chances de chuvas localizadas, por vezes fortes e acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, especialmente, sobre as regiões sul e oeste de Minas Gerais. Também há possibilidade de pancadas em áreas isoladas da Zona da Mata, inclusive em Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, a média de chuva registrada no fim de semana na cidade foi de 7,8 milímetros. São Mateus, na Zona Sul, e Chapéu D’uvas, na Zona Norte, foram as regiões de maior acúmulo, com 37,14 e 28,19 milímetros, respectivamente. Nenhuma ocorrência foi registrada pela Defesa Civil.

PUBLICIDADE

A Cesama ainda não informou o nível dos mananciais nesta segunda-feira.

Verão sob efeito do El Niño

PUBLICIDADE

Segundo a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, a próxima estação deverá ser marcada por chuvas mais frequentes, sobretudo em forma de pancadas. “Devido à atuação do El Niño (fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico), é menos provável termos dias de chuvas consecutivas, como visto em alguns verões. A distribuição será mais irregular, com volume considerável de chuva em alguns momentos, em formas de pancadas”, explica. “Em relação às temperaturas, por conta de menos nuvens no céu, espera-se uma maior incidência da radiação solar e, por conta disso, dias mais quentes. No entanto, não há uma previsão do quanto isso afetará quantitativamente nos termômetros”, conclui.

Conforme o instituto, a média história de chuva para os meses janeiro, fevereiro e março em Juiz de Fora é de 715,5 milímetros.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile