Para evitar aglomerações de pessoas, principalmente idosas, nas unidades de saúde para receberem a dose da vacina contra gripe, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora optou por vacinar, a cada semana, idosos de uma faixa etária diferente, até final da primeira fase, em 15 de abril. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, vírus da gripe, terá início em todo país, na próxima segunda (23).
Dessa forma, pessoas com 80 anos ou mais serão vacinadas entre 23 e 27 de março; idosos de 70 a 79 anos, receberão as doses de 30 de março a 3 de abril; e aqueles que têm 60 a 69 anos serão vacinados de 6 a 15 de abril. Em Juiz de Fora, as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no térreo do PAM-Marechal e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira 943, Centro. Recomenda-se que ao se dirigir até uma unidade de saúde, o idoso use máscara.
A campanha se estenderá até o mês de maio, e será dividida em três etapas. Idosos e profissionais de saúde serão imunizados primeiro. Na segunda fase serão vacinados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. Esta etapa será realizada entre 16 de abril e 9 de maio. A terceira fase será destinada a imunizar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e pessoas com condições especiais. Esta etapa será realizada entre 9 e 22 de maio. O Dia D, determinado pelo Ministério da Saúde, será em 9 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é imunizar 90% do público-alvo, que compreende, em Juiz de Fora, 132.592 pessoas.
A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. Composta por vírus inativados, ou seja, mortos, é bastante segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm histórico de reação grave a doses anteriores ou alergia grave a ovo de galinha. Ressalta-se que a vacina não imuniza contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A antecipação do período para imunização, pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde a descartarem o Influenza na triagem de casos da doença.