Juiz de Fora registra tremor de terra neste sábado

De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, tremor de magnitude 2.1 foi sentido pela população local 


Por Nayara Zanetti

21/02/2026 às 14h04

Alguns bairros da Zona Sul de Juiz de Fora amanheceram com um tremor de terra. A informação foi confirmada pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), em parceria com o Centro de Sismologia da Universidade Federal de São Paulo (USP). O registro foi feito por volta das 8h24 e o tremor tinha magnitude 2.1. Segundo a RSBR, há vários relatos de que o evento foi sentido pela população local.

De acordo com o sismólogo da USP, Bruno Collaço, o evento foi detectado pelas estações sismográficas da RSBR que estão localizadas entre 70 km (Vassouras/RJ) e 180 km (Bom Sucesso/MG) do epicentro estimado. 

Em razão dessa distância, os especialistas afirmam que não é possível descartar a hipótese de que o registro tenha sido provocado por desmonte de rocha em área de mineração, atividade capaz de gerar sinais sísmicos semelhantes aos de pequenos tremores naturais.

Ainda conforme a Rede Sismográfica Brasileira, abalos de pequena magnitude são relativamente comuns no país e ocorrem semanalmente em diferentes regiões. Apesar do susto que podem causar, as chances de eventos com essa intensidade provocarem danos estruturais são consideradas muito baixas. 

O tremor deste sábado foi mais intenso que o último registrado na cidade, em 5 de outubro de 2025, que teve magnitude 1,7.

A Tribuna entrou em contato para saber se a Defesa Civil foi acionada para alguma ocorrência por causa do tremor e aguarda o retorno. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.