Ícone do site Tribuna de Minas

Rua da Zona Sul que ameaçava cair passa por intervenções

PUBLICIDADE

 

Movimentação de máquinas começou a ser observada nesta manhã (Foto: Diego Miranda)

Após apresentar problemas estruturais, com diversas trincas no asfalto e rachaduras no muro de contenção de sua rotatória, a Rua Murillo Valle da Fonseca, no Bairro Jardim Liú, Zona Sul, está passando por intervenções. No último dia 13, a Tribuna publicou uma reportagem apontando os danos e mostrando a preocupação dos moradores da região, especialmente do Bairro Estrela Sul, abaixo da rua, que estavam apreensivos quanto ao risco de o muro ceder e cair sobre alguns imóveis.

PUBLICIDADE

De acordo com Rogério Pereira, síndico de um dos prédios localizados na Alameda Pássaros da Polônia, no Bairro Estrela Sul, e um dos moradores que fez a denúncia à Tribuna, houve uma reunião entre órgãos ligados à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e os residentes de diversos condomínios localizados na proximidade.

PUBLICIDADE

“A Prefeitura falou que não teria como arcar com o maquinário pesado, necessário para o serviço. Então a Prefeitura está disponibilizando caminhões e homens para trabalhar, e nós, do grupo de condomínios, estamos custeando o que for necessário de imediato”, explica.

A princípio, as intervenções iniciadas nesta semana são medidas emergenciais, orientadas por um especialista. Em um primeiro momento, os trabalhos estão voltados à retirada da terra que ameaçava cair, segundo Rogério.

PUBLICIDADE

Busca de solução
Em nota, a Prefeitura informou que vem realizando monitoramento de forma contínua no local e está buscando uma solução estrutural para a rotatória, por meio de uma equipe conjunta da Defesa Civil, da Empav e da Secretaria de Obras.

De acordo com a Administração Municipal, desde esta quarta-feira (20), estão sendo feitos trabalhos de remoção de massa asfáltica, averiguação de danos e retirada de mureta e de parte da rotatória. As intervenções acontecem para evitar desmoronamentos que possam atingir os prédios da Alameda Pássaros da Polônia, abaixo da Rua Murillo Valle da Fonseca.

PUBLICIDADE

“O trabalho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e da Defesa Civil, e os moradores do Estrela Sul, da Alameda Pássaros da Polônia e do Condomínio Jardim do Imperador. Como a Prefeitura não dispunha de todos os aparatos necessários para ação emergencial e, em função do risco potencial, a parceria foi a alternativa mais célere para solucionar o problema enfrentado pelos moradores”, diz no texto.

A Prefeitura reforçou que ofereceu mão de obra e caminhões para transporte, enquanto a ação dos moradores resultou em doação de materiais, como chapas de compensado e estacas de eucalipto, além do próprio custeio do aluguel da escavadeira. A previsão é que as intervenções sejam finalizadas nesta sexta (22).

Sair da versão mobile