Os produtores de evento de Juiz de Fora estão sendo notificados pelo Procon sobre as medidas que devem ser adotadas para proteção da saúde dos consumidores expostos à alta temperatura, sobretudo com as recentes ondas de calor. A iniciativa surge em resposta a uma portaria do Governo federal, publicada no último sábado (18), que estabelece estratégias nessas situações. Essa portaria foi criada após a morte de Ana Benevides no show da cantora Taylor Swift, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) na sexta-feira (17).
Entre as medidas estabelecidas, as empresas responsáveis pela produção de eventos devem garantir o acesso gratuito de garrafas de água aos participantes. Também é necessário disponibilizar bebedouros ou distribuir água adequada para o consumo. A fácil acessibilidade aos pontos de venda de comida e à distribuição gratuita de água é essencial, assim como a garantia de espaço físico e estrutura para resgate rápido em caso de problemas de saúde ou risco.
Além disso, o órgão exigirá que as estratégias adotadas para cumprir as medidas sejam detalhadamente apresentadas no protocolo enviado antes da realização de qualquer evento.
Essas ações visam assegurar condições adequadas para a realização de festivais, shows e outros eventos, de acordo com o Procon, especialmente em períodos de altas temperaturas. O órgão ainda destaca a importância de medidas preventivas diante do calor extremo.
*Estagiária sob supervisão do editor Gabriel Silva