Doze cursos da UFJF obtêm conceito máximo no Enade
Nove estão no campus de Juiz de Fora e três no de Governador Valadares; 13 atingem nota 4, e apenas um, nota 3
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 analisou 26 cursos superiores de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo 20 do campus de Juiz de Fora e outros seis do campus de Governador Valadares. Destes, 12 obtiveram nota 5, que é o conceito máximo da avaliação divulgada nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O Inep é o responsável pela aplicação da prova, que é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No ano passado foram avaliados 389.843 alunos da educação superior de instituições públicas e privadas.
Entre os cursos da UFJF que obtiveram nota cinco no conceito do Enade 2019, nove estão no campus de Juiz de Fora: Engenharia Elétrica (Sistemas Eletrônicos), Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Farmácia e Engenharia de Produção. Outros três fazem parte do campus de Governador Valadares: Nutrição, Fisioterapia e Farmácia. Dos 14 cursos analisados restantes, a ampla maioria obteve conceito 4. A exceção neste caso foi Engenharia Elétrica (Bacharelado Noturno), no campus Juiz de Fora, que recebeu conceito 3.
Para instituição, saldo é positivo
De forma geral, a diretora interina de Avaliação Institucional da UFJF, Ana Paula Delage, avaliou positivamente o desempenho dos alunos da instituição. “Isso demonstra o excelente desempenho de nossos estudantes e confirma que a UFJF preza pela qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Doze cursos alcançaram conceito máximo, inclusive os que fizeram seu primeiro Enade, como Medicina Veterinária e a Fisioterapia de GV. Esta edição, inclusive, contou com a participação de todos os cursos de saúde do campus avançado de Governador Valadares, com ótimos desempenhos registrados”, disse, por meio da assessoria da UFJF.
Para a instituição, houve melhora em comparação com o desempenho obtido em 2017, quando alguns desses cursos passaram pela avaliação. “Naquele ano, quase 80% dos 45 cursos avaliados obtiveram notas 4 e 5. Desta vez, dentre os 26 cursos avaliados, apenas o de Engenharia Elétrica (noturno) obteve nota 3. A graduação, porém, está em extinção e apenas dois alunos fizeram as provas”, diz nota publicada pela instituição. “Em relação às edições anteriores, muitos cursos do campus JF aumentaram seu conceito, como Arquitetura e Urbanismo; Odontologia; Farmácia e Engenharia Civil. Os outros de Engenharia, que tiveram seu ciclo antecipado após mudanças nas áreas avaliativas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mantiveram ou aumentaram suas notas”, avaliou Ana Paula.