Os ovos de ouro dos Butecos de JF
Hoje, a coluna é dedicada a um bolinho típico de botequim que, por incrível que pareça, ainda que simples e barato, não é muito encontrado nos butecos de JF.
De nome e origem escocesa, o “scotch egg” já habitou várias estufas antes de rarear dos nossos cardápios. A receita consiste num ovo cozido envolto em massa – pode ser a mesma massa dos salgados típicos de estufa, ou não, como você verá adiante – sendo depois empanado e frito. Simples, rápido, barato e saboroso.
Pois o ovo à escocesa saiu lá da terra da Rainha – agora terra do Rei – e deixou os pubs em direção ao Brasil, ganhando por aqui a denominação de “bolovo”.
E agora, com a criatividade de gente muito competente, ele ressurge em novas versões e acabamentos, sem deixar o ovo cozido, seu principal ingrediente, de lado (e sim no centro de tudo, né gente? Como deve ser!)
No São Bartolomeu, ele surgiu no cardápio para uma temporada e, a pedido dos clientes, nunca mais deixou de ser oferecido, afinal todos adoraram a receita. Trata-se de uma releitura do clássico bolovo de botequim, com detalhes interessantíssimos na versão do Bartô, contando com a gema do ovo molinha e cremosa, envolto numa massa especial, preparada com cortes suínos, empanado e frito, pra depois ser finalizado na redução de cerveja escura, só pra lembrar que o Bartô é uma casa com ótimas cervejas artesanais.
Para manter o padrão lá no alto, o Reza Forte lançou também sua receita de bolovo cheia de ingredientes diferenciados, e fazendo todo mundo ficar com água na boca ao olhar as fotos do petisco. Me arrisco a dizer que a inspiração veio lá da Tijuca, a Meca dos butecos do RJ, onde o Bar do Momo inovou na massa usando bacalhau. Mas como no Reza há sempre um toque de inovação pelas mão do Pedro e do Hugo, proprietários do lugar, aqui o bacalhau virou bacalhoada, com todos seus ingredientes e sabores, envolvendo o ovo com gema cremosa, arrancando um suspiro de satisfação a cada mordida. Um espetáculo em forma de Petisco. Esse eu comi recentemente e já estou agendando a próxima visita pra me deliciar de novo por lá.
Agora resta ao leitor provar essas maravilhas gastronômicas, que levam o ovo, tão popular em nossa culinária e muitas vezes depreciado como prato principal, elevado a um nível de requinte que ele também merece! No buteco, até o ovo ganha destaque: seja o de codorna, o ovo colorido de estufa e agora o bolovo do Bartô e do Reza, todos muito bem vindos aos Butecos de JF!