Ícone do site Tribuna de Minas

Micro-ônibus cai em barranco no Bairro Niterói, em Juiz de Fora

PUBLICIDADE

Um micro-ônibus da linha 300 – Campo Alegre/Via Granjas Primavera, com cerca de oito passageiros, caiu em um barranco no Bairro Niterói, na Zona Sudeste de Juiz de Fora, na manhã desta segunda-feira (19). A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu-Cisdeste foram acionados para a ocorrência. Por volta do 12h, o resgate de passageiros ainda estava sendo feito. As informações preliminares dos bombeiros dão conta que o veículo teria capotado e, em seguida, caiu de uma altura de cerca de 20 metros.

A reportagem da Tribuna foi até o local e encontrou o veículo ainda tombado. Às 12h50, a última passageira estava sendo retirada do ônibus. Ela aparentava ferimentos leves e foi retirada em uma maca para ser atendida pelo Samu-Cisdeste.

PUBLICIDADE

O acidente ocorreu em uma estrada de terra. O motorista do veículo relatou aos Bombeiros que trafegava muito próximo à beirada da via, quando perdeu a estabilidade e tombou, levando à queda no barranco. Dos oito passageiros, cinco eram adultos — três homens e duas mulheres — e três crianças — dois meninos e uma menina. Todas estavam dentro do veículo no momento da chegada do socorro. Ainda haviam mais pessoas no ônibus, que conseguiram sair sozinhas.

Foto: Pâmela Costa

De acordo com o Samu-Cisdeste, o motorista, de 49 anos, ficou preso às ferragens e sofreu fratura de coxa direita e traumatismo cranioencefálico. Uma mulher (sem idade confirmada), que também ficou presa nas ferragens, aparentava possível fratura de quadril, enquanto seu filho (idade aparente 8 anos) tinha luxação no braço. Um homem, também preso às ferragens, apresentava sangramento na barriga. Outra pessoa do sexo masculino foi socorrida com traumatismo cranioencefálico e dores nas regiões cervical e dorsal, além de hipotenso e consciente. Todos os cinco foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Outra mãe estava no ônibus com seus dois filhos, de idades de 6 e 10 anos. Os três estavam estáveis no momento do acidente, com algumas escoriações; a mãe sofreu traumatismo cranioencefálico e perdeu a consciência no momento do acidente. A família foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte. Uma criança de 11 anos, com ferimento no queixo, foi encaminhada ao Pronto Atendimento Infantil (PAI).

PUBLICIDADE
Foto: Pâmela Costa

Este adolescente estava voltando da escola no momento do acidente. Neide Maria Procópio, avó do menino, afirmou que ele foi o primeiro a sair do veículo e chamar ajuda. “Ele conseguiu sair, pulou a janela e foi correndo até o bairro pedir socorro. Ele teve um machucado no queixo e na cabeça, mas está bem”, tranquiliza.

Wendel, ao lado da mãe Luciana, foi o primeiro a sair do micro-ônibus, com ferimentos leves (Foto: Pâmela Costa)

Quando os Bombeiros chegaram, três vítimas já haviam saído do veículo, enquanto outras cinco (uma criança e quatro adultos) continuavam presas no interior, como conta o capitão Yuri Eder Caetano. “Os quatro adultos apresentavam dificuldade de locomoção, sendo três deles presos à carcaça do ônibus. Foi um resgate complicado, mas fizemos a retirada e a imobilização de todos eles e os conduzimos à viatura do Samu. A corporação ainda destaca que uma cobra da espécie cascavel entrou dentro do ônibus depois do acidente. Os militares realizaram a captura do réptil e o encaminharão ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

PUBLICIDADE

Esse é o segundo caso em menos de uma semana em que um ônibus urbano cai em ribanceira. Na última quinta-feira (15), um coletivo com sete passageiros caiu às margens do Rio Paraibuna próximo ao acesso norte, na altura do Supermercado Atacadão. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas mulheres ficaram feridas e foram encaminhadas para a UPA Norte e o hospital da Unimed.

Em nota, o Consórcio Via JF, responsável pela administração do transporte coletivo da cidade, confirmou o acionamento por volta das 11h04 para o acidente envolvendo o veículo da linha 300. “As equipes de SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) – bem como todas equipes de atendimento do Via JF estão a caminho para prestar os atendimentos necessários a ocorrência”, informou a empresa. “Ressaltamos que uma nota oficial será divulgada em breve, assim que tivermos a apuração completa dos fatos”, complementou ainda o Consórcio.

Além do Corpo de Bombeiros e do Samu-Cisdeste, que atuaram de forma conjunta no atendimento, a Polícia Militar e a Secretaria de Mobilidade Urbana também auxiliaram na ocorrência. A Polícia Civil foi acionada para realizar a perícia.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile