O Mercado Municipal de Juiz de Fora ganhou data para reabertura: 10 de abril, data que marcará o centésimo dia da segunda gestão da prefeita Margarida Salomão (PT). A informação foi confirmada pela própria chefe do Executivo, em entrevista exclusiva ao colunista da Tribuna César Romero, durante visita ao espaço na última sexta-feira (17).
Inicialmente, a Prefeitura havia estipulado o prazo de um ano para a entrega das obras, o que não aconteceu. Depois, em outubro de 2024, ao anunciar que quase 70% das obras estavam concluídas, a nova prevista para a conclusão seria fevereiro de 2025. Desta vez, um novo dia já foi definido. Além da líder do Executivo municipal, a visita ao local contou com a presença de diversos secretários.
As obras, cuja primeira etapa iniciou em 24 de agosto de 2023 tiveram o investimento de R$ 14.647.928,26, conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A prefeita Margarida acredita que o Mercado Municipal é a “âncora do processo de revitalização do Centro da cidade”.
“Começa por aqui. É uma transformação profunda. Queremos divulgar aos empreendedores que tenham interesse em se instalar aqui – onde imagino que, em breve, será um grande ‘point gourmet’ da cidade: um mercado, com características de mercado, mas com espírito de um shopping.”
A ideia, de acordo com ela, é ter no Mercado a melhor comida de Juiz de Fora. Além disso, a prefeita destaca que o segundo piso terá “oportunidades infinitas”, pois o espaço de alimentação estará atrelado à principal área cultural da cidade: uma sala de exposição, um anfiteatro de projeção, espaços para startups de diferentes áreas, entre outros. “Uma oportunidade para os produtores culturais”, ressalta.
Além disso, a Administração fez questão de reforçar que o prédio da Rua Bernardo Mascarenhas, será preservado. A secretária de Obras, Bruna Ferreira da Rocha, afirmou que parte interna (incluindo pisos e forros) foi quase inteiramente reconstruída, com o objetivo de modernizar o visual e agregar a parte de restaurantes e hortifrúti. Já o secretário de Turismo, Eduardo Crochet, destacou o espaço para exposições, com palco para apresentações musicais, teatro, cinema e outras atividades culturais – todas integradas com a gastronomia. “Será o novo point da cidade tanto para turistas como para os moradores de Juiz de Fora – o coração do Centro Histórico.”
O vice-prefeito, Marcelo Detoni, conta que o espaço foi restaurado com cuidado. “As pessoas que vierem visitar, fazer compras e até se divertir serão bem recebidas. Além disso, o mesmo vale para os empresários, já que é uma boa oportunidade – ainda restam espaços para serem ocupados”, disse referindo-se ao prazo do edital para ocupação da área gastronômica, que segue aberto até o próximo dia 6.
A secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, destacou que a conclusão das obras e entrega do espaço são o começo de uma “grande modificação” em Juiz de Fora: a revitalização no Centro da cidade. “A proximidade a diferentes pontos, como Praça da Estação e Praça Antônio Carlos, o torna o início do processo.”