Com o objetivo de prestar uma homenagem e divulgar o talento dos doadores, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora promove, nesta quinta-feira (19), a quarta edição do Festival de Talentos para doadores de sangue. O evento será realizado no auditório da instituição, às 19h, e terá a participação de doadores com habilidades artísticas em diversas áreas, como poesia, declamação, música, dança, contação de história, artesanato, pintura, escultura.
A chefe do setor de captação do Hemominas, Lidiane Moura, conta que a última edição do festival foi realizada em 2011. Segundo ela, a retomada do evento visa reconhecer a solidariedade dos doadores, pois eles já demonstram talento no ato de doar sangue. “Queremos abrir espaço para esses artistas, muitas vezes ainda anônimos. É uma forma que encontramos de expressar o nosso agradecimento a eles por nos ajudar a salvar vidas”.
E é pensando em ajudar que o eletricista Alejandro Janser Souza, 43, viaja pelo menos uma vez a cada 45 dias de Santos Dumont até Juiz de Fora para doar plaquetas. Agora, demonstrará o seu talento no festival, através do artesanato e da poesia. “Gosto de ajudar essas causas. Fui doador de sangue por um bom tempo e agora douo apenas plaquetas. Vou participar do festival, pois esses eventos ajudam a divulgar o trabalho desenvolvido pelo Hemominas”, acredita Alejandro.
Segundo a chefe do setor de captação do Hemominas, Lidiane Moura, o festival, além de estimular o talento dos doadores, pode ajudar a dar maior visibilidade à causa, pois o mês de outubro é tradicionalmente um mês de baixa captação de doadores.
O Hemocentro Regional de Juiz de Fora funciona na Rua Barão de Cataguases, s/nº, no Centro. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h. O agendamento de doação pode ser feito pelo telefone 155 (opção 8) ou pelo aplicativo MG App.
Quem pode doar
Qualquer pessoa saudável com idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50kg pode doar sangue. É preciso estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem o ato). No dia da doação, o voluntário deve apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).