Ícone do site Tribuna de Minas

Distrito de Juiz de Fora é incluído na região produtora de queijo minas artesanal das Serras da Ibitipoca

PUBLICIDADE

Rosário de Minas, distrito de Juiz de Fora, foi inserido na região produtora de queijo minas artesanal das Serras da Ibitipoca. O processo de inclusão levou em conta o modo de produção do queijo, fez um levantamento histórico e cultural do local e ainda considerou a caracterização integrada de meio físico. A grande diversidade de relevo é característica da região das Serras da Ibitipoca e impacta no modo de fazer tradicional do queijo, gerando um produto amarelo claro e semiduro, com o centro mais macio. O sabor é suave e levemente ácido. 

Queijo de Rosário de Minas, distrito de Juiz de Fora (Foto: Divulgação Emater)

O reconhecimento do distrito Rosário de Minas como produtor de queijo minas artesanal foi concedido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Esses estudos técnicos foram realizados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal da Região Serras da Ibitipoca (Aproq), e o anúncio foi feito durante o Minas Láctea 2024

PUBLICIDADE

Na ocasião, Otávio Maia, diretor-presidente da Emater-MG, enfatizou a importância que esse reconhecimento gera para a produção de Rosário de Minas. “Esse é um momento histórico que valoriza os produtores e a produção local. Nosso objetivo é impactar positivamente a renda e a qualidade de vida das famílias envolvidas. A perspectiva é a gente impulsionar ainda mais esse trabalho de assistência técnica junto aos produtores”, afirma.

PUBLICIDADE
Anúncio da inclusão do queijo de Rosário de Minas foi realizado no Minas Láctea 2024 (Foto: Divulgação Emater)

Serras da Ibitipoca

A região Serras da Ibitipoca foi reconhecida pelo Governo de Minas como produtora de queijo minas artesanal recentemente, e além de Rosário de Minas, engloba 15 municípios que partilham da proximidade e de características em comum. Entre as cidades pertencentes, estão Andrelândia, Arantina, Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Juiz de Fora, Lima Duarte, Olaria, Passa-Vinte, Pedro Teixeira, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita do Jacutinga, Santana do Garambéu, Seritinga e Serranos.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile