Buraco no Bairro Democrata causa transtornos e risco de acidentes; cavalo solto é flagrado na via

Situação recorrente preocupa moradores; animal solto aumenta o risco


Por Fernanda Castilho

18/02/2026 às 15h55

buraco-cavalo-democrata-felipe-couriburaco-cesama-democrata-felipe-couriburaco-democrata-felipe-couri
<
>
Foto: Felipe Couri

Moradores, pedestres e motoristas relatam transtornos diários por causa de buracos que trazem riscos de acidentes e danos a veículos na Rua Rafael Zacarias, Bairro Democrata, região central de Juiz de Fora. No local, nesta quarta-feira (18), a Tribuna constatou que o entorno dos buracos estava sinalizado com um cavalete da Cesama, dois cones e fitas. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, a companhia programou reparos para esta quinta-feira (19).

Como noticiado anteriormente, o aparecimento de buracos nessa via é recorrente. Em abril de 2019, diversos pontos da pista foram tomados por buracos; menos de um ano depois, em março de 2020, uma erosão voltou a comprometer o asfalto.

Ainda no trecho havia um cavalo solto, circulando a esmo em via pública, ampliando o risco. A legislação da cidade proíbe que animais de grande porte, como equinos e bovinos, permaneçam soltos em vias públicas do município. Os responsáveis pelos animais devem mantê-los confinados ou em áreas cercadas adequadas, para garantir a sua segurança e a de terceiros. O descumprimento pode acarretar multa. Se houver maus-tratos ao animal, o responsável perderá a guarda e responderá legalmente.

Quanto ao recolhimento de animais de grande porte, vivos e mortos, a PJF informou que o serviço é realizado pelo canil quando solicitado ao setor pelo número (32) 98416-3648. “Geralmente as solicitações são para recolhimento de animais que têm responsáveis, que vivem em lotes particulares e ultrapassam os limites da propriedade, permanecendo em vias públicas. E ocorre frequentemente de o canil chegar ao local e o proprietário já estar realizando a retirada.” O órgão ressalta a importância da colaboração da população para identificar os responsáveis pelos animais, sujeitos a pagamento de multa em caso de não recolhimento.

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.