Já nesta quarta-feira (18), o avanço da frente fria começa a fazer efeito em Juiz de Fora. A Defesa Civil publicou alerta para a queda de temperatura que ocorrerá nos próximos quatro dias. Segundo a pasta, os termômetros podem marcar 5 graus na cidade, situação que caracteriza uma onda de frio para a região.
As temperaturas começam a cair a partir desta quarta e seguem em queda progressiva até quinta-feira (19), com previsão de temperatura mínima de 8 graus. Já a sensação térmica pode ser ainda mais baixa devido a variáveis, como a ação dos ventos.
LEIA MAIS:
A gerente do Departamento de Prevenção de Atividades Intersetoriais (Dpai) da Defesa Civil, Camila Galvão, destaca a importância da articulação de setores públicos para atuar na onda de frio desta semana.
“A onda de frio é classificada pela Codificação Brasileira de Desastres, na qual se enquadra em eventos meteorológicos, tipo onda de frio, e subtipo friagem, que são ondas que se caracterizam por três a quatro dias, com baixas temperaturas e inferiores às normais climatológicas da região”, explica.
Queda de temperatura é favorável a geada
Nesta terça-feira (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicou alerta para formação de geada fraca em pontos isolados da região da Zona da Mata, assim como no Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro e Oeste do estado. Segundo o instituto, a condição atmosférica favorável para o acontecimento do evento permanece, pelo menos, até sexta-feira (20).
De acordo com o Inmet, a expectativa é que na quarta a máxima ainda permaneça amena, na faixa dos 18 graus. As temperaturas máximas terão um maior declínio a partir de quinta-feira, com expectativa de oscilação entre os 17 e 20 graus. Já as mínimas podem bater recorde, principalmente no final da semana, quando é esperado temperaturas entre 7 e 7,5 graus para a cidade.
Nesta terça, os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, instalados no Campus da UFJF, aferiram máxima de 23,7 e mínima de 15,2.