A chuva que causou estragos em diversas regiões de Juiz de Fora na noite de segunda-feira (15) concentrou, em apenas duas horas, cerca de um terço de toda a precipitação esperada para o mês de dezembro. Dados divulgados pela Prefeitura, com base em medições do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), mostram que alguns bairros ultrapassaram a marca de 100 milímetros de chuva no período.
O maior volume foi registrado no Bairro Linhares, na Zona Leste, onde o pluviômetro apontou 110,33 milímetros. No Bairro Santa Rita, o acumulado chegou a 104,2 milímetros no mesmo intervalo. Outras regiões também tiveram índices elevados, como o Centro, com 97,39 milímetros, e o Bairro Grama, com 81,97 milímetros.
Até as 22h de segunda-feira, a Defesa Civil havia contabilizado 51 ocorrências em decorrência das chuvas. A Zona Leste concentrou o maior número de chamados, com 31 registros, seguida pela Zona Sudeste e pela Região Central, ambas com seis ocorrências. A maioria dos atendimentos esteve relacionada a alagamentos, que somaram 32 registros.
Evento de precipitação extrema
Segundo a Defesa Civil, o volume observado representa cerca de um terço do total esperado para todo o mês de dezembro. De acordo com a normal climatológica, baseada em uma série histórica de 30 anos, entre 1991 e 2020 , a média prevista para o mês é de 310,4 milímetros de chuva.
Somente na noite de segunda-feira, foram registrados 110 milímetros de precipitação no município, com maior concentração na Região Leste. Desse total, 97 milímetros foram acumulados em apenas uma hora, o que caracteriza um evento de precipitação extrema.
O nível do Rio Paraibuna atingiu, na segunda, pico de 3,24 metros, segundo dados da estação do Cemaden localizada no Bairro Santa Terezinha, na região da Ponte Vermelha.
Na medição mais recente, já nesta terça, o nível do rio apresenta 2,70 metros, indicando recuo em relação ao pico registrado. A Defesa Civil segue monitorando a situação.
Trabalhos de rescaldo
Confira o volume de chuvas nos bairros da cidade
Linhares: 110,33 mm
Santa Rita: 104,2 mm
Centro: 97,39 mm
Grama: 81,97 mm
Represa: 80,42 mm
São Judas Tadeu: 79,86 mm
Filgueiras: 71,23 mm

