A conclusão das obras da rotatória localizada entre a Alameda Pássaros da Polônia e a Ladeira Alexandre Leonel, no Bairro Estrela Sul, região Sul de Juiz de Fora, esperada para 11 de dezembro, foi atrasada. Segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), as condições climáticas impossibilitaram que fosse feita a pintura horizontal, sendo esta a atividade que falta para que o projeto seja inaugurado. A intervenção foi iniciada no final de setembro e já tinha sofrido atraso por conta das chuvas.
A pasta informou que todo cabeamento e obras de reestruturação já foram concluídos. Segundo a Settra, ainda não há uma data fechada para que a pintura seja feita, já que depende de boa condição climática. Porém, a expectativa é que a intervenção ocorra nos próximos dias. No local, os semáforos, já instalados no trevo, estão intermitentes.
Além do trevo do Estrela Sul, há intervenções com etapas finalizadas da rotatória em frente ao Supermercado Bretas, na Ladeira Alexandre Leonel, que faz parte do projeto de reorganização do trânsito na região. Para ser concluído, o serviço depende também da pintura horizontal, que será feita ainda este ano.
Reorganização do fluxo
A reestruturação do trânsito na região inclui a adequação geométrica dos canteiros no trevo, colocação de sete faixas de pedestres e instalação de seis grupos de semáforos, além da construção da rotatória na Ladeira Alexandre Leonel, possibilitando retorno nos dois sentidos da via.
De acordo com a Settra, as adequações visam ofertar travessia segura para pedestres, bem como organizar o tráfego de veículo.
O trevo tem um histórico de frequentes acidentes, além disso, os motoristas têm que lidar com as retenções e com inúmeros cruzamentos possíveis, sem qualquer controle efetivo do tráfego. Os pedestres também não tinham lugar seguro de travessia.
O projeto é assinado pelas empresas doadoras Auguri Empreendimentos (Spazio), Sociedade Imobiliária Minas Center (Bretas), Sociedade Independência Imóveis S.A. (Independência Shopping) e Estação Sul Empreendimentos Imobiliários.