Após três dias sem confirmar mortes por Covid-19, o boletim epidemiológico da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) registrou, nesta segunda-feira (16), o falecimento de mais cinco idosos vítimas da doença na cidade. Além disso, pelo quarto dia consecutivo, o município registrou o maior número de pessoas internadas em decorrência do coronavírus em um único dia. O documento atualizado também apontou que 102 novos casos da doença foram atestados em 24 horas. Nesta segunda, três hospitais da rede pública tinham 100% de taxa de ocupação de leitos intensivos.
Em relação aos novos óbitos, um ocorreu nesta segunda. A vítima é um idoso de 74 anos, que tinha doença cardiovascular crônica. Outros dois idosos, de 61 e 85 anos, morreram no domingo. O mais novo tinha doença cardiovascular crônica, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e doença renal crônica. O outro era diabético e também viva com doença cardiovascular crônica. O falecimento de outro idoso, 84 anos, vítima da Covid-19, ocorreu no último sábado. Ele tinha como comorbidade doença cardiovascular crônica e era hipertenso. A quinta vítima, um homem de 87 anos, morreu na última quinta-feira (12). Ele era diabético, hipertenso e tinha doença cardiovascular crônica.
Conforme as autoridades em saúde, as comorbidades, além da idade, são fatores de risco para evolução do coranavírus. Com as atualizações, a cidade já registra 280 vidas perdidas para a Covid-19. No total, 8.137 casos de coronavírus já foram confirmados. Em relação às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram 129 novos registros em 24 horas. No total, Juiz de Fora já contabilizou 27.783 casos suspeitos.
Em relação ao número de pessoas recuperadas, a Secretaria de Saúde informou que, até a última terça, dos 7.538 casos confirmados, 6.973, cerca de 92,5%, eram considerados restabelecidos. Eles apresentaram resultado de exame positivo para Covid-19 e venceram os 14 dias de isolamento sem nenhuma intercorrência.
Mais de 230 hospitalizados
Juiz de Fora registrou, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de pessoas internadas em decorrência do coronavírus em um único dia desde o começo da pandemia. Informações disponibilizadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do painel gerencial de dados da Covid-19, mostravam que, até as 17h30 desta segunda, 232 pessoas estavam internadas em “leitos Covid”, com suspeita ou confirmação da doença. Deste total, 83 ocupavam leitos de UTI e 149 estavam sendo atendidas em enfermarias. Na última sexta, 214 pacientes estavam internado em “leitos Covid”, número que também foi superado no sábado, quando o painel computou 225 pessoas hospitalizadas, e neste domingo, quando os dados indicaram 228 internações.
Três hospitais com 100% de ocupação de UTI
A Tribuna mostrou que ao longo da última semana a quantidade de novos casos diários e mortes por Covid-19, bem como o número de hospitalizações em decorrência da doença, aumentaram gradualmente. Na última quinta, cinco hospitais chegaram ao percentual de 100% de ocupação. Nesta segunda, até por volta das 18h, três unidades também tinham todos os seus leitos UTI ocupados: Hospital Universidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF), Instituto Oncológico (apenas com pacientes em tratamento de câncer, sem diagnóstico de Covid) e Hospital Pronto Socorro (HPS).
Até o mesmo horário, a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 80%. Do total de 275 leitos disponíveis, 220 estavam ocupados. Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação subia para 81,14%.
Em relação aos leitos de enfermaria, 62,94% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.700 equipamentos de enfermaria disponíveis em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 1.070 estavam ocupados.
Isolamento
O painel gerencial da Prefeitura não tem mostrado dados sobre a taxa de isolamento na cidade. Nesta segunda, a Tribuna solicitou os dados à PJF. No entanto, segundo A Secretaria de Saúde, o Município está enfrentando “problemas na plataforma que fornecia os dados”, mas que a pasta está “tentando reverter a situação”.
Prefeito fará live nesta terça
Nesta terça-feira, às 11h, o prefeito Antônio Almas (PSDB) fará uma transmissão ao vivo, em suas redes sociais, para explicar o regresso de Juiz de Fora à onda amarela. Na ocasião, o candidato falará sobre o cenário epidemiológico na cidade e sobre as situações dos leitos UTI e internações.
LEIA MAIS:
- Juiz-foranos desrespeitam decreto e circulam por JF sem máscaras (de domingo)
- PJF publica decreto de retorno de Juiz de Fora à onda amarela (de sábado)
Juiz de Fora tem a maior taxa de transmissão da Covid-19 desde setembro (de sábado)