Ícone do site Tribuna de Minas

Novo calendário de vacinação em JF prevê imunizar maiores de 18 anos até o dia 14 de agosto

vacina juiz de fora coronavirus by fernando
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, nesta sexta-feira (16), um novo calendário da vacinação por idade. De acordo com o secretário de Comunicação Márcio Guerra, em entrevista ao Tribuna Transamérica 1ª edição desta sexta-feira (91,3 FM), as pessoas que têm 18 a 29 anos serão imunizadas até o próximo dia 14 de agosto. Confira as datas:

LEIA MAIS

Veja como fica o calendário de vacinação em Juiz de Fora

O novo calendário se inicia em 26 de julho, com a imunização de pessoas com 29 anos. A tabela será progressiva, reduzindo um ano de idade do público-alvo a cada dia, até 31 de julho.

Entrando no mês de agosto, o calendário sofre uma modificação: além da divisão por idade, também haverá indicação de data específica de acordo com o mês de nascimento.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao programa Tribuna Transamérica 1ª edição nesta sexta, o secretário de Comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora, Márcio Guerra, deu detalhes sobre a decisão. “Foi uma organização para dividir o número de pessoas atendidas e garantir maior tranquilidade”, afirma Márcio.

Desta forma, em 2 de agosto serão imunizadas pessoas com 23 anos nascidas entre janeiro e junho. No dia seguinte (3 de agosto), será a vez daqueles de mesma idade que nasceram entre julho e dezembro. Na quarta-feira (4), está agendada a aplicação da primeira dose para quem tem 22 anos e nasceu no primeiro semestre. No dia 5, chega a vez das pessoas com 22 anos e que nasceram no segundo semestre, e assim por diante.

O processo segue desta forma, com dois dias para cada faixa etária, até 14 de julho, quando o processo de imunização por idade deve ser concluído, com a vacinação de todas as pessoas com mais de 18 anos na cidade.

PUBLICIDADE

Expectativas

Ainda de acordo com Márcio, a expectativa da PJF é encerrar o mês de julho com 30 mil aplicações da segunda dose. “As vacinas estão garantidas, e não há motivo de preocupação. Estamos muito felizes, porque a população está se protegendo e retornando para vacinar.”

Segundo ele, os efeitos esperados da campanha estão sendo atingidos. “Estamos acompanhando a redução do número de mortes e ocupação de leitos.”

PUBLICIDADE

Público de 12 a 17 anos

Durante a entrevista, também foi mencionada a visita do governador Romeu Zema (Novo) a Juiz de Fora entre quinta (15) e sexta-feira (16). Na ocasião, ele mencionou o interesse em iniciar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos em Minas Gerais.

De acordo com Márcio, a Prefeitura soube da informação no momento da fala do governador. “Mas estamos preparados para, assim que houver a autorização, iniciarmos esta nova etapa.”

Sair da versão mobile