Ícone do site Tribuna de Minas

PJF quer canal educativo em TV aberta

Representantes da PJF apresentam detalhes da licitação que pretende criar um novo canal educativo em Juiz de Fora

Detalhes com proposta de novo canal foram apresentadas pelo prefeito Antônio Almas (Foto: Leticya Bernadete)

PUBLICIDADE

A fim de ampliar o acesso aos conteúdos escolares e educacionais direcionados aos alunos da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, a PJF, através da Secretaria da Educação (SE) abriu um pregão eletrônico para licitação de um canal educativo a ser transmitido em TV aberta. O processo visa selecionar propostas para prestação de serviço de transmissão simultânea por 24 horas, com cobertura em todo o município de Juiz de Fora. O projeto foi anunciado em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (15), Dia do Professor, com participação do prefeito Antônio Almas (PSDB) e da secretária de educação, Denise Vieira Franco.

A criação de um canal em TV aberta vem como uma das medidas da administração municipal quanto a aprendizagem dos alunos, considerando a pandemia do coronavírus e o regime de isolamento social. O mesmo trará os conteúdos do “Cadinho de Prosa”, proposta da PJF que apresenta conteúdos de texto e audiovisuais educativos, reunidos em um portal on-line. “É mais um desafio vencido que nos foi colocado nesse momento da pandemia”, destaca a secretária de educação. “Temos um um pensamento que a educação pode interagir nesse momento e, quando terminar a pandemia, estaremos com um canal não só para as crianças, mas também com programas direcionados para as famílias.”

Desde setembro, a PJF mantém parceria com a TV Câmara, onde já foram transmitidos mais de 320 programas, de acordo com Denise. Os conteúdos, veiculados às terças, quartas e quintas-feiras, são da iniciativa “Vamos aprender”, parceria da SE com a União dos Dirigentes Municipais de Educação. A ideia é que, agora, as produções passem a ser transmitidas no novo canal a ser criado.

PUBLICIDADE

No edital do pregão eletrônico, a PJF cita a suspensão das aulas em março, por conta da pandemia, como uma das justificativas para criação do canal. Com os trabalhos que integram o “Cadinho de Prosa” já em funcionamento em plataformas digitais, o documento aponta que “faz-se necessária a contratação de empresa para prestação de serviço objeto desse termo a fim de fechar o ciclo proposto com vistas a minimizar a perda e o possível comprometimento do ritmo de aprendizagem dos alunos, bem como a preparação da rede para o retorno às aulas com mais agilidade, obviamente com a maior segurança possível”. O processo licitatório em andamento na PJF tem o valor de R$ 76.881,67 como referência.

Lançamento de aplicativo
Nesta quinta-feira, a Prefeitura também lançou um aplicativo próprio para o “Cadinho de Prosa”. A funcionalidade irá reunir todas as ações que integram o projeto, como webinars, lives, “Narrativas na Quarentena”, “Mostra Professor Também Faz Arte”, entre outras. “O aplicativo é mais uma ferramenta para que professores e pais possam ter acesso a proposta em uma agilidade maior”, aponta Denise. O aplicativo pode ser acessado por meio deste link.

PJF assina contrato para construção de escola no Marilândia

Também durante a coletiva, o prefeito Antônio Almas assinou o contrato para início da construção de uma escola de educação infantil no Bairro Marilândia, na Cidade Alta. A empresa que venceu o processo licitatório, Zaquieu Arquitetura e Construção, tem até dez dias para iniciar as obras. A construção da nova instituição partiu de uma pesquisa realizada pela PJF no ano passado, entre agosto e setembro. Cerca de 34,2% dos participantes optaram, por meio do aplicativo Colab, pela destinação de cerca de R$ 1,5 milhão para as obras da escola. Entre as demais opções, estavam a construção de calçadão nas ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira e revitalização da Praça da Estação.

“Essa escola infantil foi levada para Marilândia de acordo com a necessidade que se apresentou até aqui e da importância de se ter uma escola pelo crescimento que essa região experimentou”, explica o prefeito. “Essa escola é fruto de um compromisso que fizemos quando tomamos posse, de que buscaríamos todos os mecanismos possíveis para ampliar a possibilidade da sociedade discutir aquilo que é importante para ela”, ressalta.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile