Aprovação de projetos de alto risco será realizada de forma totalmente on-line a partir de março 

Mudança engloba estabelecimentos classificados como de Nível de Risco III (Alto Risco)


Por Tribuna de Minas

15/01/2026 às 13h12- Atualizada 15/01/2026 às 18h12

Como parte da desburocratização dos serviços públicos, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a partir de 1º de março o processo de aprovação de projetos arquitetônicos junto ao Departamento de Vigilância Sanitária (DVISA) será realizado de forma totalmente on-line, de acordo com a Secretaria de Saúde (SS). A mudança engloba a regularização de estabelecimentos classificados como de Nível de Risco III (Alto Risco), conforme a Resolução SES/MG nº 10.601/2025.

Para acessar o passo a passo do protocolo, é necessário entrar no site da Prefeitura, seguindo as orientações para que o procedimento seja feito de maneira clara e acessível. É necessário estar de acordo com os requisitos sanitários básicos da Portaria nº 246/2023.

Agentes da vigilância sanitária de Juiz de Fora (Foto: PJF)
Agentes da vigilância sanitária de Juiz de Fora (Foto: PJF/ Divulgação)

Ainda de acordo com a resolução SES/MG nº 10.601/2025, Anexo III, algumas atividades econômicas estão dispensadas da etapa de aprovação de projeto arquitetônico. A possibilidade de dispensa deve ser verificada no início do processo, seguindo a documentação disponibilizada.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.