A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou, nesta sexta-feira (15), que o município ganhará mais sete leitos para atendimento a pacientes com suspeita ou diagnóstico positivo de Covid-19. Cinco equipamentos serão criados no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) e dois no Hospital Geraldo Mozart Teixeira (HPS). Desta forma, a cidade passará a dispor de 206 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que 107 são exclusivos para atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus. Conforme a assessoria da PJF, a criação dos leitos será imediata, mas não foi informada em que data os equipamentos começarão a funcionar.
Ainda de acordo com nota publicada pela PJF, a ampliação de leitos faz parte das estratégias adotadas pelo Município para minimizar os impactos da pandemia de Covid-19 na cidade. Entre as medidas também está a criação de um plano de ações para dar início à vacinação em Juiz de Fora. Segundo a assessoria da PJF, o programa será apresentado em entrevista coletiva à imprensa na próxima semana.
Nesta sexta, Juiz de Fora recebeu 294 mil seringas enviadas pelo Estado. Os insumos deverão ser distribuídos entre os 37 municípios da microrregião. O Governo estadual também vai disponibilizar seis câmaras refrigeradas para armazenamento das vacinas em Juiz de Fora.
Em fala replicada pela assessoria da PJF, a secretária de Saúde, Ana Pimentel, diz que Juiz de Fora já está preparada para iniciar a imunização, que deve começar a partir do momento em que doses de vacinas chegarem à cidade. “Os profissionais estão capacitados à rede de frio, na qual os imunizantes serão armazenados, e a logística de distribuição dentro do território local está estruturada”.
O governador Romeu Zema acompanhou a entrega dos insumos nesta sexta-feira. A secretária de Saúde, Ana Pimentel, a prefeita Margarida Salomão (PT) e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer (PT), se reuniram com o governador.