Após o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmar, nesta quinta-feira (13), que o Estado espera vacinar todos os mineiros com mais de 18 anos contra a Covid-19 ainda em 2021, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) se posicionou acerca da estimativa do Governo estadual. Procurada pela Tribuna, a Secretaria de Saúde informou esperar “que o Estado de fato obtenha vacinas suficientes para imunizar toda a população mineira de 18 anos ou mais até o fim do ano. Caso cheguem imunizantes suficientes para vacinarmos toda a população juiz-forana, estaremos organizados para fazer a aplicação destas vacinas.”
Durante entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira, o secretário pontuou ainda que a estimativa, no entanto, depende do cumprimento do cronograma de entrega de doses elaborado pelo Ministério da Saúde. Conforme o secretário, de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), os grupos prioritários, que somam 7 milhões de mineiros, deverão ter a imunização concluída entre agosto e setembro. Em seguida, o restante da população, ou seja, cerca de 13 milhões de pessoas, devem ser imunizadas.
Nesta sexta-feira (14), Minas Gerais recebeu mais 101.600 doses de Coronavac, que, junto à remessa de cerca de 630 mil imunizantes recebidos na quinta, serão utilizadas para a aplicação da segunda dose em mineiros que já receberam a primeira aplicação. No total,